terça-feira, março 02, 2010

Duas reflexões rápidas e curtas

A natureza parece zangada.
Terá as suas razões, entre elas as malfeitorias que os homens - que da natureza fazem parte, e dela se têm libertado - lhe têm feito. Solidariedade voltou ao léxico, como periodicamente acontece, está no coração dos seres humanos, menos estará nas acções, mesmo que algumas lhe peçam emprestada a etiqueta.

Duas reflexões rápidas... e curtas:

1. Repugnam-me, nestas circunstâncias (como em todas, mas mais que em todas), as especulações sobre estatísticas, a transformação do sofrimento humano em números.

No entanto, não posso fugir a esta reflexão. Tendo o caso do Chile sido motivada por um sismo com um número, nas escalas que os medem, muito superior ao do mesmo dito motivo no Haiti, como compreeender que o número de vítimas no Chile se noticie ser da ordem das centenas de seres humanos (muitas!... e é terrível a tragédia) e no Haiti seja confirmado que o número de mortos é de centenas de milhar (uma verdadeira catástrofe de proporções inauditas)?

2. Uma reflexão pedida emprestada a ocastendo, que já a fora buscar a Josetxa Ezcura, na Rebelión de 17 de Fevereiro.

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Porque seria camarada Sérgio? Então os americanos deixariam lá escapar as riquezas ao pé da porta!
Beijos.

Anónimo disse...

Julgo que não há que repugnar as estatísticas quando se tornam uma exigência da reflexão para permitir conclusões que interessam à humanidade em geral. Eu também fiz a comparação de Cuba com a Madeira, mas infelizmente ela foi subtilmente afastada deste blog. O preconceito de tratar a morte das pessoas é ainda um tabu temeroso, muito cristão.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Pois é... mas parece ser bem pior que isso.
Saudações amigas
anónimo das 16.11- Por princípio não respond a comentários anónimos mas abro uma excepção para lhe pedir o favor de me dizer em que "post" meu deixou um comentário fazendo "a comparação de Cuba com a Madeira"? E quanto a insinuações de subtileza não respondo a não ser dizendo que se tivesse afastado do meu blog não teria sido ... subtilmente! Ainda o aconselhava a reler a mensagem, no pressuosto que o queira (ou sabe) fazer, pois o que digo que me repugna são as ESPECULAÇÕES sobre as estatísticas.

Pata Negra disse...

Os números são sempre um indicador a ter em conta - ou não fosse eu ecónomo - mas não se devem misturar com a sorte dos indivíduos-pessoas!
Uma catrefa de tragédias tem confrontado o poder da Natureza com o poder do Homem e nelas se revela o pior da Natureza e o pior e o melhor do Homem!
Obrigatoriamente solidários - sugerem-nos! Sê-lo-ei mas inconformado! Conformado com os males da Terra mas inconformado com os males dos Homens! Ninguém escapa à tragédia mas alguns escaparão à desgraça!
E quanto a solidariedades não me leverão para aquela:
- Entrega-me 50 cêntimos, 10 são para mim e os outros 40 para os pobres!
(ou o contrário! ei sei lá!)
Um abraço em dias não

Anónimo disse...

Resposta:

1 - O meu comentário foi dado a partir da notícia dos acontecimentos da Madeira, feitos em 1ª mão pelo comentador José Rodrigues. Está nesse "post".

2 - Escapou-me o
termo "especulação" pelo facto
peço desculpa.

Antuã disse...

É que aos Haitianos não lhes deixaram construir um país.

Sérgio Ribeiro disse...

Pata Negra - Pois. Um abraço... para que o dia mude depressa!
anónimo com resposta - ... procurei e nada encontrei. E sei que não eliminei qualquer comentário! Subtilmente ou não...
Aceites, e com agrado, as desculpas.
antuã - Pois é.

Abraços