quarta-feira, março 17, 2010

O capitalismo é estúpido!

A célebre “boca”, ao que se diz de Clinton, ou dos seus assessores, a Bush “It’s the economy, stupid!” merece (tem merecido) repetições e glosas.
Ora a questão é que o capitalismo é que é mesmo estúpido. E criminoso, porque associa estupidez, ignorância e desmesurado egoísmo!
Isto na dimensão temporal, ou seja, a prazo. Porque pode o capitalismo ser inteligentíssimo a curto prazo mas, a médio prazo, está totalmente condicionado pela relação de forças de classe, e, a longo prazo,… está morto.
Ora… assino à minha responsabilidade que o capitalismo é estúpido – como sistema – porque se atola em contradições, apenas se preocupa com a sua sobrevivência, desconhecendo efeitos colaterais (fome, miséria, desemprego… que é isso?), e porque, quando sem constrangimentos – ou com estes enfraquecidos – só agrava os próprios males e maleitas.
Acontece que, ao circular no labirinto de papéis, encontrei

e não resisto a transcrever, da comunicação de Armando de Castro, a oportuna (então e agora) anedota, invocada de Alfred Sauvy:
«À entrada do paraíso, J.M.Keynes foi recebido com certas atenções, mas foi-lhe posta uma questão muito precisa:
- Que fizeste de bom para compensar os teus pecados?
- Suspendi durante trinta anos a pena do capitalismo, dei-lhe mais trinta anos de vida, foi a resposta.
As autoridades do céu ainda hoje estão a discutir que decisão hão-de dar!»
Isto entre as “autoridades do céu”! Porque, hoje, entre os “economistas (do) capitalismo” (já se lhes chamou burgueses…), depois de terem hesitado, parece que decidiram: não só “arrumarem” o “Lorde” nas profundas do inferno, como não lhe querem descendentes. Para o neo-liberalismo e em força. Como para Angola! ("esta" é para os maiores de 50 anos!)
O capitalismo é mesmo estúpido.
O problema é as suas vítimas (e da sua estupidez) ainda não terem descoberto que o são. E que está nas suas mãos deixarem de o ser!

4 comentários:

Maria disse...

O teu último parágrafo diz tudo.
Mas chegará o dia em que hão-de perceber!

Beijo.

aferreira disse...

-Assim será! Mas só depois de um grandíssimo desastre:(

Graciete Rietsch disse...

Querido camarada ando a tentar ler umas coisas sobre a REVOLUÇÃO FRANCESA e encontrei esta frase dos opositores ao Mercantilismo(julgo não estar a dizer asneira, mas quem melhor do que tu para o julgar?)- Os recursos naturais não são ilimitados, por isso a acumulação de riqueza num país traz necessàriamemte a pobreza noutros-
Outras coisas li(poucas) mas fico-me por esta frase para dizer também que o capitalismo é estúpido e mau.

Beijos.

Pata Negra disse...

Pior que a estupidez é a sua crueldade!
Digam aos meus servos: não roubem, não matem, não cuspam para o chão mas, sobretudo, não sejam cruéis!
Um abraço de um descapitalizado que nem à capital vai a não ser que... quando é que é a próxima manifestação??!