segunda-feira, março 29, 2010

Uma notícia que é uma lição e abre caminhos de explicação de coisas importantes

Acabei de ouvir que o INE corrigiu o défice orçamental de 2009 de 9,3% do PIB para 9,4% do PIB porque a evolução deste foi mais negativa que o antes estimado.
Reparem: não se disse que foi a correcção no PIB (denominador da fracção défice/PIB) que levou a corrigir o resultado da fracção (défice orçamental em percentagem do PIB) cujo numerador é o défice orçamental e não foi alterado.
Isto anda tudo de pernas para o ar! E é assim que será "ouvisto" por milhões de portugueses.
Tem importância? Além de ser um erro, tem a enorme importância da... mensagem ideológica, subliminar! É o défice que comanda a vida... mas orçamental, e não outros, como o alimentar, o externo e etc.)
Até porque, assim dito, ninguém acrescentará (a não ser nós!) que por esta notícia se vê como poderia diminuir o indicador nominativo défice orçamental em percentagem do PIB:
ao contrário da correcção estatística, fazendo realmente maior o Produto Interno Bruto!

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Eles nem sabem Matemática nem lhes convinha dizer que o aumento do PIB diminuía a fracção. Assim a expressão "produzir,produzir,produzir" deixa de ter qualquer significado e o defice orçamental, que não se alterou, contiua a comandar a política.
Assim vão levando a água ao seu moinho.

Um beijo.

Anónimo disse...

Tudo depende do ponto de vista. Quem está na mó de cima valoriza o numerador.
Quem está na mó de baixo, afogado num somatório, acaba por não perceber bem o que se passa à volta.
Apenas ouve vizinhos dizer: tem "confiança nos mercados internacionais", tem fé.
Nem reconhece que os operadores vizinhos são os traços da subtracção aplicados aos salários, aos direitos, à produção nacional, enfim, tudo aquilo que poderia, eficazmente, retirar o sentido ao tão apregoado défice.
Também não vê que essa fracção é, de facto, multiplicada por uma constante = 1, facto perversamente escondido.

Cumprimentos
AM