terça-feira, fevereiro 07, 2006

Previsão do tempo




Neste livrinho (edição bilingue inglês-português) de 20 páginas de poemas e um discurso num doutoramento honoris causa em Turim, em 27.11.2002, o Nobel da Literatura Harold Pinter, com uma virulência de linguagem por vezes inusitada, diz-nos da guerra, de "Encontro" (nas horas mortas da noite) e do "Depois do Almoço" (dos "bem-vestidos"), lembra como "God Bless America", tem palavras cruas para "As Bombas" e para a "Democracia", faz uma "Previsão do Tempo", continua com "Futebol Americano - Uma reflexão sobre a Guerra do Golfo" e termina com a "Morte".

Violento. Oportuno.Para reflectir.

Uma "suave" (no contexto do livro!...) "Previsão Do Tempo":

O dia vai nascer nublado.

Vai estar bastante frio.

Mas à medida que o dia avançar

O sol abrirá

E a tarde será seca e quente.

À noite a lua brilhará

E será bastante luminosa.

Haverá, é verdade, um vento cortante

Mas que abrandará pela meia-noite.

Nada mais acontecerá.

Esta é a última previsão

Março 2003

2 comentários:

Anónimo disse...

Este livro foi-me oferecido por um amigo que é artista. E sendo ele um verdadeiro artista desencantou este "livrinho" que entretanto já reli uma boa dúzia de vezes. O discurso do douturamento honoris causa é de ler uma, e outra, e outra vez.
Obrigado artista.

Anónimo disse...

Tenho lido textos dispersos na net de Harold Pinter, mas não tenho nem li nenhum livro dele! Li "o discurso". Como diz o Pedro G., é de ler, ler e reflectir!
Este fim-de-semana fui à Feira do Livro do Ferreira Borges – Porto. As editoras que não vendem os livros, depois põe-nos à venda com grande desconto. Adoro visitar as bancas e comprar. Para depois ler, claro!

Quando fazem uma visita ao ex-libris da cidade do Porto? A Livraria Lello a mais bonita da Europa. É como um templo sagrado, com uma diferença quem entra sente-se sempre feliz no meio de mais de 60.000 livros, dá-nos uma sensação de liberdade!
Não Sérgio, a Som da Tinta é lindíssima, mas é Livraria e Casa da Cultura, a Lello é só livraria. Inaugurada em 13 de Janeiro de 1906, tendo como convidados, Aurélio Paz dos Reis, Guerra Junqueiro, Afonso Costa e muitos outros que não me lembra agora o nome. Este ano festejou-se o 100º aniversário, a todos que lá entrassem ofereciam uma rosa e uma brochura!

Gostei muito de ler “Previsão Do Tempo"

GR