sexta-feira, junho 09, 2006

Já agora...

Para não haver dúvidas (destas):
sempre que jogo, entendendo-se por jogo praticar desporto competitivo, faço o que posso para ganhar... dentro das regras estabelecidas e aceites, e com lealdade.
Mas já me aconteceu ficar mais contente depois de algumas derrotas que após algumas vitórias.

O que não posso aceitar, o que recuso com toda a veemência são situações como esta que estamos a viver em que parece que é preciso ter coragem para ir a Valongo acompanhar o Juventude Ouriense que lá vai jogar hóquei. A ameaça implícita em coisas que tenho lido, só pode ter um resposta: ir lá!
E ganhar o jogo! Não "seja como fôr" mas cumprindo as regras e com o respeito pelos outros e a lealdade que parece faltar por certas paragens e em certas gentes. A nossa coragem é essa, a de afirmarmos, com a presença, que não temos medo de ameaças ou de avisos cobardes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não é preciso ter coragem, mas sim cuidado!
Para quem está calmamente e desportivamente a ver. Sobretudo com as crianças.
Valongo é terra de boa gente!
Mas frente a uma bola!!! È gente que não mede distâncias, não só para quem joga, mas o pior é quem está a ver!
Gostam muito de porrada, não olham à idade!
Espero que tudo corra bem e saiam vitoriosos!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, amiga, pelos teus comentários.
Há momentos em que ganhar ou perder tem muito menos importância que fazer alguma coisa de pedagógico, que transcenda os actos desportivos e s~eus contextos.
Nunca pensei é que as coisas pudessem atingir níveis tão rasteiros e iníquos!
Mas lá estarei em Valongo,com mais de uma centena de oureenses sem quaisquer intuitos provocatórios, com a intenção de não responder a eventuais provocações, fazendo tudo para que ninguém se sinta levado a fazê-lo, mostrando que não temos nem medo nem ter que ter coragem. Até porque o desporto não é e vida, é uma maneira de se mostrar que se está vivo e como se está vivo.
E não tenho quaisquer dúvidas que Valongo é terra de boa gente. Vou gostar de estar em Valongo e com a sua gente!
Abreijos