sexta-feira, novembro 10, 2006

Demonologia

Numa conversa de passagem sobre apontamentos para monstroário (atenção: Som da Tinta, dia 11, às 15.30) saltou a palavra demonólogo.
Houve dúvidas risonhas que o "urso-maior", no silêncio das suas madrugadas, quis esclarecer.
Não teve grande êxito. Só em castelhano:
demonólogo, ga
adj. y s. Especialista en demonología.

Obrigadinho, ou muchas gracias... mas ficámos quase na mesma. É assim como dizer que um sociólogo é um especialista em sociologia, um economista é um especialista em economia, um carpinteiro é um especialista em carpintaria, um especialista é um especialista em especialidades. 'Tá bem!
E será que, dicionariamente (em castelhano já que em português não há e temos de nos ir habituando à língua de nuestros hermanos salvo seja), a demonologia é a especialidade dos demonólogos? Ora bolas...

... e eu que julgava que demonólogo era um homem que falava sózinho, mas parece que não(-só), é (também) um homem que conversa com os monstros!

4 comentários:

Anónimo disse...

DEMOnologia, não deriva da palavra DEMO, Satanás, Mafarrico, Belzebu?
Tive um “monstrinho” tão prodigioso que foi apelidado de “Demo”!
Durante muito tempo, o meu templo (casa) teve um guardião!
Era um monstro bom, amigo. Como todos os monstros/amigos, protegia-nos de todos os inimigos que se fazem passar por pessoas de bem! O monstro Demo, com o seu dom sobrenatural cheirava, rapidamente sabia que tinha que afiar o dente, desembaraçando-nos de todos os indesejados, já para não falar dos castelhanos!
Tão doce que era o meu monstro!

Demonólogos???
Não serão aqueles tipos que fazem análises na TV sobre, política, desporto, ecologia, saúde, moda, cinema, literatura, filosofia, pintura, informática, economia, religião, agricultura, culinária, enologia, astronomia, astrologia e tantos outros temas!
Nós temos (são tantos)“analistas” que depois de terem tirado bacharelatos ficam conhecedores de todos os assuntos, sabendo dissertar "prodigiosamente" sobre todos estes temas existentes na Terra!
Estou curiosa por ler o “Monstroário” ou seja, sr. constantino corbain!

betinha disse...

demonólogo - s.m. aquele que se ocupa de demonologia

demonologia - (Gr. daimon, demónio + lógos, tratado) s.f. demonografia

demonografia - (Gr. daimon, demoónio + graph, descrever), s.f. tratado da natureza ou influencia dos demónios.

Não ajuda muito, mas não conhecia a palavra e fiquei curiosa. Encontrei isto no dicionário que mais utilizo, Universal da Texto Editora, edição de 1995

Anónimo disse...

isto de lidar com marretas é outra coisa. então o tipo também não mandou dizer, por completo, isto: «demonólogo é um especialista em demonologia que é o estudo da natureza e das qualidades dos demónios». para além disso, o tipo, manda confessar, se tivesse ido ao dicionário de papel, como a Betinha fez, tinha resolvido o caso, sem ser em castelhano. pôs a pata na poça, está bem, e do opróbrio ninguém o livro. mas ontem também viu póneis à solta e o mundo não acabou por causa disso.

Sérgio Ribeiro disse...

O tipo - a que passarei a chamar "urso-maior" - excedeu-se na auto-crítica, ou confissão - o que não é bem o mesmo nem é igual -, e diz ter posto a pata na poça. Não me parece.
Agora o que acho piada é aos ponneis na madrugada. É mesmo dele, do "urso-maior"! Só lá faltou o parceiro NA para fotografar e fazerem (ambos os dois...) uma foto&legenda do caraças!