quinta-feira, abril 17, 2008

Hoje - 3 posts para 3 blogs

Acontece-me sempre isto! Tenho de ir a qualquer lado. Entro no carro e faço-o levar-me onde tenho de ir. Logo, ao mesmo tempo que o motora arranca, se liga a telefonia. Ouço os noticiários. É inevitável e necessário. Como vou sozinho, há como que uma simbiose entre a informação que me entra pelos ouvidos e a condução a que estou atento.
Trago sempre "ideias" para o regresso aqui, ao teclado. Muitas se perdem. Tanto é o percurso a fazer antes de ficar disponível para concretizar as "ideias"...
Desta vez, resolvi que não: 3 posts para os 3 blogs que animo (que pretendo animar...)!
Um, para o cultural-livresco, já está, no som-da-tinta. blogspot.com, sobre a morte de Aimé Césaire.
Outro, para o lúdico, farei, depois deste, sobre uma "coisa" que até parece que foi ficção e que aconteceu ontem, no docordel.blogspot.com.
Para aqui, para o "político-económico", um simples apontamento sobre um aspecto da vida de todos nós, e que cada vez se complica mais.
As taxas de juro voltaram a aumentar, na tendência que penaliza quem foi "na cantiga" (ou nos "cantos de sereias") dos "produtos financeiros" com que os bancos acenaram despudoradamente (e continuam a acenar) a toda a gente, que levaram quase toda a gente ao endividamento e, depois, à vida toda ensarilhada.
Para compensar - sem que nada compense - a notícia de que os prazos vão aumentar de 30 para 50 anos. O mal, mas mesmo o mal!, está nesta vertigem sem saída de que o acesso das gentes ao que necessitam (ou ao que as levam a sentir necessidade...) está no crédito e não nos salários!

6 comentários:

samuel disse...

Ora aí está uma "boa medida"!
É a altura certa para comprar uma bela duma casa, com um crédito a 50 anos, comprometendo-me solenemente a não deixar de herança esse "presente" a ninguém e pagar tudo, pessoalmente, deslocando-me (de preferência) a pé até ao banco.
Prometo ainda fazer uma grande festa de comemoração da última prestação, em que contarei com a presença de todos os actuais e futuros amigos.
Marquem na agenda. Almoço em nossa casa, num dia a combinar, em 2058.

Sal disse...

Bom post.
Como sempre.
Proponho o crédito a 70 anos.
Feito logo à nascença.

beijinhos

Sérgio Ribeiro disse...

Todos os actuais? Obrigadinho pelo optimismo, Samuel... Lá irei, com a comunicação social atrás porque terei 123 anos e serei o mais velho da minha rua, ou até da minha aldeia.

Sim, senhora D. Sal, feito à nascença, e por 70 anos... para não se ter que pagar renda de casa toda a vida!
Isto é que se chama governar uma casa.

Beijos para um e abraços para outra... oh, perdão, beijos para uma e abraços para outro (também não tinha mal nenhum...)

Anónimo disse...

Tambem ouvi essa agradável ,e simpática notícia, e pensei, será que vão aumentar a idade da reforma para os 8o?
Como diz o povo"uma desgraça, nunca vem só"
Abraço
José Manangão

Maria disse...

Depois de ver 50.000 na rua debaixo de chuva e muito vento só me apetece dizer "isto vai, meus amigos, isto vai"...
Até vinha comentar o teu post a sério, mas depois de ler o samuel, a sal, a tua resposta e o manangão, sorrio mesmo... porque é melhor levar a vida assim...
Lá estarei na festa do Samuel... :)

Abreijos

Anónimo disse...

Daqui a 50 ou 70 eu não me importarei de ir a qualquer festa desde que não seja fascista ou aparentada. O que eles querem é "obligar" as pessoas para toda a vida.