quarta-feira, abril 16, 2008

Protecção contra a reacção do empregador

Tenho entre mãos uma tarefa que me obriga a consultar as disposições em vigor na União Europeia relativamente à chamada coesão económica e social. Procuro, como quem procura agulha em palheiro, o que me possa ajudar relativamente a um tema "menos salários e mais lucros na estratégia da União Europeia" que me foi proposto.
Mas se é difícil encontrar o que possa comprovar, nos textos comunitários, particularmente no Tratado (dito) de Lisboa, a ajuda para fundamentar a abordagem que procuro - porque a ela se foge... -, e é evidente para nós, vou descobrindo "coisas", outras "agulhas".
Este exemplo... por exemplo. E trago o exemplo para aqui por me ter lembrado de Pedro Jorge, o electricista que interveio no Prós e Contras de 28 de Janeiro,a e que, por essa intervenção, em que apenas disse verdades e em nada foi ofensivo ou contundente, particularmente para a empresa em que trabalha, teve desta a recção que foi a de levantamento de um processo disciplinar, de que não conheço as mais actuais consequências.


«Protecção contra a reacção do empregador
Os trabalhadores são protegidos contra todo o despedimento que constitua uma reacção do empregador a uma queixa formulada na empresa ou a uma acção em justiça visando a respeitar o princípio.»

É, na verdade, um exemplo. De hipocrisia.
Em que aquele "na empresa" quase proíbe o trabalhador a queixar-se "fora da empresa", a não ser na justiça, isto é, em tribunais, e depois de despedido, tendo então de provar que o despedimento teria sido por queixa formulada "na empresa".
Isto digo eu que de interpretação de leis e regulamentos e recomendações não percebo nada. Mas que quero perceber de ética, de comportamentos, de moral, de relações entre humanos.

8 comentários:

Anónimo disse...

Menos salários para quém?
Mais lucros para quém? Áh já sei prós mesmos!
A luta alargou-se ao espaço Europeu, tornando-se mais,dispendiosa, mais difícil,e complicada a união dos trabalhadores, bem dizia o camarada Àlvaro Cunhal,"tempos muito difíceis esperam os trabalhadores", mas as respostas vão aparecer, mais que ninguém os trabalhadores sabem que:só a luta é o caminho.
abraço
José Manangão

Anónimo disse...

Tens tanto que aprender no que toca a relações entre humanos...

Sérgio Ribeiro disse...

... claro que tenho tanto a aprender! Sempre. Todos temos.
Mas a quem me interpela começa por faltar uma relação entre humanos absolutamente básica: a de dar a cara, a de não esconder a mão que agride sem aduzir razões.
Mas não será por gente como esta que o blog fará censura prévia a comentários, ou eliminará aqueles que vêm a minha casa provocar-me gratuitamente.

Justine disse...

Ética? Mas há ainda alguém, dos mandantes, governantes e afins, que saiba o que quer dizer ética, comportamento moral, respeito pelos outros? Começo a duvidar...e por isso, os que conhecem o significado têm de o explicar, como tu o fazes, e vais continuar a fazer. Mesmo havendo maus alunos...

Fernando Samuel disse...

Para o Pedro Jorge, processo disciplinar visando o despedimento...
que é bem provável que venha a verificar-se, já que, como disse não sei quem, a justiça dominante é a justiça da classe dominante.
Abraço amigo.

Anónimo disse...

Agridir???
Provocar???
Andas mesmo baralhado...
Já só consegues ver maldade em tudo.

Sérgio Ribeiro disse...

Ó justine, se de maus alunos estão as escolas cheias, porque não havia de transbordar; mas olha que também há professores que teriam muito a aprender (sempre!, e neste me incluo)
Fernando Samuel, processo para despedimento... e se ele, o Pedro Jorge tiver o nosso apoio claro, inequívoco?, e se ele vai a tribunal e se o tribunal acaba por penhorar a empresa como fez ao Ministério da Economia?
Quem não luta, perde sempre, quem luta pode ganhar e, no nosso caso, naquilo que defendemos, ganhará com certeza, não se sabe é quando!

Ó anónimo, a quem, aproveitando a "boleia" da justine chamo "mau aluno", o teu caso parece de iliteracia, isto é, sabes ler mas não consegues interpretar o que lês...
De qualquer modo, insiste! Há que lutar. Isso tem cura.
Para já, cá por mim só vejo "bondade" em ti.
Quando escreveste "aquilo" não me querias agredir, era um cumprimento, não era?, quando não assinas o que escreves não é para não dar a cara, é por distracção, não é?
Percebeste o que escrevi acima? Se não, lê segunda vez. Vá lá...

Anónimo disse...

Ó Sérgio não te incomodes com eles. Nós continuamos a luta sem a arrogância dos ignorantes.