domingo, abril 20, 2008

Notas "sociológico"-políticas...

Enquanto decorria a Assembleia da ORSA (Organização Regional de Santarém do PCP) ia ocupando os dedos enquanto ouvia (sempre tive esta "mania" de fazer mais que uma coisa ao mesmo tempo...).
Por isso, embora não fizesse parte da "comissão de verificação de mandatos", de que a porta-voz apresentou um excelente e sucinto relatório, eu fiz um outro, só para mim. Mas que, sendo só para mim, torno público. Como notas e pistas de reflexão.
A nova DORSA (Direcção da Organização Regional de Santarém) passou de 47 para 48 membros. Sairam 14, entraram, de novo, 15. Noutras notas virei, eventualmente, a fazer o confronto, quantificado, entre as duas composições. Do que não tenho dúvida é que houve rejuvenescimento e "feminização".
Quanto aos níveis etários, a média é de 44 anos e:
- entre os 20 e os 39 anos passou a haver 19 camaradas, 40%
- entre os 40 e os 59 anos passou a haver 23 camaradas, 48%
- acima dos 60 anos passou a haver 6 camaradas, 12%
- destes, há apenas 1 acima dos 70 (que fujo a dizer quem é...)
- é (ou pode ser) significativo que a "casa" dos 40 aos 49 anos seja aquela em que há uma quebra, com apenas 8 camaradas e apenas 1 do sexo feminino, talvez ilustrando o que se sente: que se trata de um escalão etário crítico relativamente ao PCP, entre os "antigos" e os "novos".
Quanto ao sexo - para usar terminologia "à moda" seria... género -, há 25% do sexo feminino, o que foi sublinhado como insatisfatório mas um passo:
- acima dos 60 anos, apenas há uma mulher, 17%
- entre os 40 e os 59 anos, há 5 mulheres, 22%
- entre os 20 e os 39 anos, há 6 mulheres, 32%
- para ainda melhor sublinhar esta subida, tão significativa enquanto se "desce" na idade, na "casa" dos 20 anos a percentagem é de 44%, 4 camaradas e 5 "camarados".
Quanto à distinção entre "antigos e novos":
- apenas um camarada é membro do Partido desde antes de 1974 (que me recuso a dizer quem é)
- 13 camaradas entraram para o Partido entre 1974 e 1978
- 7 entre 1980 e 1988
- 5 entre 1990 e 1998
- 15 entre 1999 e 2005
- 6 em 2006
- 1 em 2008
- deve sublinhar-se que, destes últimos, uns não poderiam entrar muito antes porque não tinham nascido como é o caso de um que tem 20 anos!), e outros passaram para o Partido vindos da JCP, confirmando-se a "crise" entre 1980 e 1999. É significativo!
.
Isto vai, camaradas, isto vai!
Ó se vai!

9 comentários:

Anónimo disse...

Quém será esse teimoso com mais de 70 e insiste em lutar desde ,-antes de 74? não não- é só para o felicitar, e enviar-lhe um forte abraço!
José Manangão

GR disse...

Interessante análise. Excelentes notas!
Verificamos que é uma DOR jovem. Contudo “apenas” 1 camarada com mais de 70 anos!!! Penso que é um défice. Se é uma mais valia termos uma Direcção jovem, para prosseguir o trabalho, é também necessário termos elementos com mais experiência, mais saber.
Parabéns há nova DORS e Bom Trabalho!

GR

Maria disse...

... ainda dizem que somos um Partido de... velhos...
Porque será que só quem lê o Avante ou os blogues de gente nossa ficará a saber da composição etária (e social) das várias DOR's? Que faz a comunicação social neste país?
Parabéns senior, pela "teimosia".
Bom trabalho a todos.

Sérgio Ribeiro disse...

Teimosia? Q'é lá isso?!
Estou é vivo... e lúcido, merda! (como dizia o outro, o Sá Carneiro, o outro, o Mário).

Crixus disse...

Com a experiencia e sabedoria de camaradas como o Sérgio e a entrega e animo de camaradas mais novos, isto vai...

beta disse...

... O que é preciso é termos confiança!! Se fizermos de Maio a nossa lança, isto vai camaradas, isto vai!!! ( desculpa o plágio, Ary.)Ás vezes digo à minha filha que se fecharmos um olho e virmos só com o outro, vamos só ver metade das coisas, por muito que nos esforcemos por ver tudo! E a diferença só se dá quando abrimos os dois e percebemos o que na realidade não vimos. É esta a realidade, de quem diz que somos um partido envelhecido. Só nos vê com um olho!!! Nós, os "invisiveis", não contamos. Deixá-los pensar assim!!! Um dia, quando abrirem os DOIS olhos, apanham um susto!
Um abraço camarada.
Ah, é verdade, gostei de te conhecer!
Beta

Anónimo disse...

Isto vai contra ventos e marés. avancemos.

Fernando Samuel disse...

E é que vai mesmo, camarada!

Susete Evaristo disse...

Saúdo os camaradas de Santarém e em especial o jovem camarada com mais de 70 anos, são esses camaradas que nos deram e dão um bom exemplo de persistência e a certeza de que a luta será ganha.