quinta-feira, novembro 13, 2008

a talhe de foice...

  • Há umas décadas, há mais de três porque ainda não tinha havido aquele 25 de Abril, existia uma coisa chamada previdência social. Eram as “caixas”!
  • Não havia reformas, nem subsídios de desemprego, nem salários mínimos, essas (outras) coisas…, mas as “caixas” arremedavam uma segurança social.
  • Diga-se, entre parênteses, a tal “previdência” vinha na tradição dos socorros mútuos, da solidariedade “a sério”, e de conquistas sociais do final da guerra que chegaram, mitigadamente, ao Portugal sob opressão fascista, e preveniam males maiores para o regime…
  • Mas… como se descontava para as “caixas” que fazer com esses dinheiros? Lembro-me que se faziam “aplicações”, mas das “seguras”, sobretudo em imóveis, de que se recebiam rendas e, assim, o dinheiro “estava a render”.
  • Houve alturas em que algo se terá arriscado… mas é dos prédios com a placa “propriedade das Caixas de Previdência” (ou querendo dizer isto) que me estou a lembrar ao ler o a talhe de foice do Henrique Custódio no ávante! de hoje.
  • Não passaria pelas cabeças fascistas meter esses dinheiros em “aventuras arriscadas”, e se por algumas passou e se foram levados pensamentos desses à prática, os donos de tais cabecinhas também sabiam que corriam o risco de ser considerados vulgares delinquentes.
  • Na “economia moderna” é “outra loiça”, e o caso BPN é (como é que “eles”, os dos novos paradigmas, dizem?...) paradigmático!
  • Paradigmático por há anos ter práticas (vá lá…) duvidosas, de todos conhecidas menos do conjugue enganado, perdão, do último a saber, perdão, da entidade reguladora (outro paradigma).
  • Pois era por lá que circulavam, por off-shores e outras insularidades, centenas de milhões da nossa segurança social.


Vale a pena ler o artigo (e o jornal) todo.

8 comentários:

Anónimo disse...

...Mas que grande caldeirada!
Ministros que já foram banqueiros, banqueiros que já foram ministros, banco de Portugal, governo, PS,CDS, PSD...E o procurador Geral da Républica, está de férias?
Faz falta alguém para provar a caldeirada!
Abraço

cristal disse...

Para enfiar a caldeirada e o caldeiro pela cabeça abaixo de toda esta cambada que utiliza o país como se fosse uma quinta própria...

samuel disse...

E depois acham "exagerado" que se diga que andamos a ser governados por "doentes" viciados em jogos de casino onde arriscam o nosso futuro... todos os dias...

Maria disse...

Vou esperar por amanhã para levantar o jornal que me espera. Aqui só há num local de venda...
:)

Anónimo disse...

Realmente esta mafia que nos desgoverna!... Provar a caldeirada?!... Está envenenada. Tem que ser incinerada.

Anónimo disse...

O procurador Geral da Republica gosta muito de aparecer nas televisões muitas vezes para falar do que não deve,mas neste caso o que me espanta,é que ainda não ouvi nenhuma noticia de que estes Srs.do BNP,os que roubaram,tenham sido chamados a depor pela PJ,será que estão á espera que eles façam as malas e fujam para o Brasil?

Anónimo disse...

-A respeito da PGR nada a dizer que já não tenha sido dito por um senhor doutor que em tempos exerceu o encargo de se fazer passar por tal..."são amigos dos nossos amigos nossos amigo também arranjam tachos para filhos e filha enteados e sobrinhas... frequentam as mesmas festas, almoçam e jantam nos mesmos restaurantes" disse.
cunhas & rodriguinhos

Justine disse...

Mas que incompreensão: os homens andam a tratar da previdência social deles, das suas reformas, do seu futuro...