quarta-feira, outubro 21, 2009

Caim?, não!... ou... o livro? claro que sim.

Assim que me apercebi da polémica em gestação, decidi: não caio nessa!, como quem diz Caim? não!
Resisti às primeiras arremetidas. Fiz o que nunca faço, recusei um depoimento sobre o tema para um jornal que, de vez em quando, se lembra de que existo. Respondi não, desculpe... mas nessa polémica não quero entrar.
Depois, fiquei a pensar porquê?. Tenho algumas respostas, embora continuo à procura de mais que considere certas:
  • incomodam-me campanhas de marketing, mesmo as involuntárias e a favor de um produto adivinhado muito bom.
  • acho que não se discute com dogmáticos;
  • repudio os dogmas, e até gosto de me dizer o mais ortodoxo dos não-dogmáticos (no sentido político-partidário - sigo uma doutrina não dogmática e... os estatutos);
  • fico pior que estragado quando, dogmaticamente, há quem afirme que o Manifesto ou O Capital são a nossa Bíblia, pois tais textos são exactamente o contrário do dogmatismo biblico, ou da sua interpretação dogmática.

Assim sendo... vou ler o livro com pré-sabido gozo de leitor, e proveito anti-dogmático. E noutro espaço o comentarei. Talvez.

Que deus me ajude...

14 comentários:

Maria disse...

Este Caín (ou Caim?) está mesmo a dar que falar...
Irei lê-lo um dia destes. Primeiro terei de o comprar, claro... nem sequer me preocupo se é a 1ª ou 10ª edição. Mas antes de tudo hei-de ir para a Guarda, de férias. :)))

Beijos

Fel de cão disse...

De novo Saramago condenado por delito de opinião. Ao coro do costume junta-se, desta vez, não um Lara mas um tal Mário David Euro-deputado do PSD. Saramago está com sorte porque a Santa Inquisição já foi abolida...por inquisidores andam por ai muitos. Cá por mim vou continuar a ler e reler Saramago.

Rui Silva disse...

Li e posso assegurar que merece a pena. Mais: deveria ser lido por quem, crente, o condenou à partida. Levanta questões da fé muitíssimo pertinentes e nada ofensivas.

GR disse...

Tinha jurado a mim mesma não comprar mais Saramago, não por causa de Caim mas, de um outro assunto.
Claro, mais uma vez comprei e estou a ler Saramago - o escritor, uma delícia.
Vale mesmo a pena ler!

Mais uma vez adorei o teu texto.

Bjs,

GR

Manuel Rodrigues disse...

Olá Sérgio!
Permite que te aperte esses ossos e te felicite pela franqueza e saber com que expões as tuas opiniões sobre tantos e tão pertinentes assuntos, neste teu (nosso) blog. E, por agora, é só para te dizer que, apesar de ainda ter lido o novo romance de Saramago, também não Caim nessa estéril discussão entre o direito à livre interpretação da Bíblia e o retorno ao velho (e dogmático) princípio da autoridade, que tantos pensamentos tolheu e vidas ceifou.
Um abração
Manuel Rodrigues

Manuel Rodrigues disse...

Como bem se percebe (mas não se escreve) eu queria dizer "apesar de ainda não ter lido"

samuel disse...

... que bem mereces! :-)))

Abraço.

PG disse...

Amen.

Rosa dos Ventos disse...

Claro que também o vou ler.
Para aliviar o peso das estantes talvez espere que alguém mo empreste ou talvez no Natal ele apareça no sapatinho, por obra e graça do Menino Jesus! :-)

Abraço

Luis Nogueira disse...

Sergei:
É o mais ático, o mais sóbrio "statement" que já ouvi/li sobre o assunto.
Pianinho, justo, mesmo no osso a quem doi. É para estas coisas que serve a inteligência.
A propósito, estamos quase na época dos míscaros e o ensopado do Júlio é "Kolossal!". Vem daí. Traz uns amigos também! Ofereço eu.
Mas avisa, por favor.

Abração do

Luis NOgueira

Unknown disse...

Sem querer ser muito "dogmático", acho os dizeres de Saramago muito "evangélicos". A parte da bíblia chamada "Novo Testamento" pretende ser precisamente uma renovação, onde o Deus colérico, irascível e intratável dá lugar a uma nova linha de compaixão, de compreensão, tolerância, abertura ao outro. Acho que é mais ou menos isto que se aprende nos cursos de bíblia.

A polémica é muito mais mediática do que substantiva. Vejo muito mais uma certa classe política a indignar-se do que os cristãos esclarecidos. Mas se calhar tenho andado desatento às notícias e apanho só um bocadinho aqui e outro ali.

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - Nunca em férias, sempre em férias... é a fórmula, não é? Olha, boas férias e melhores leituras.
Fel de cão - Ora vivas. É isso: leiamos Saramago, que vale a pena. Qualquer a nossa confissão, ou relação com o autor
RS - Pois é isso. Já te antecipaste pelo que dispensas o... leiamos.
GR- Ainda não comecei mas sei que valerá a pena. O que me chateia é a capa: parece que é um romance chamado José Saramago de um autor chamado Caim.

Sérgio Ribeiro disse...

Manuel Rodrigues - Obrigado pelo nosso. É mesmo ess a intenção: que de meu ganhe a dimensão de nosso, por via das reflexões que não se ficam pelo interior, pelos intestinos...
Samuel - Todos merecem... alguns muitos é que não sabem.
PG - Amen... como quem diz pois.
Rosa dos Ventos - Para empréstimo podes contar connosco... até para aliviar, momentaneamente, o peso destas estantes... e para te ter por cá...
Luis Nogueira - Que comentário! Fiquei a babar-me. Pelo que dizes do meu "postezito" e pelo convite
irrecusável, nem mesmo por um "santo". Breve darei notícias porque não há quilómetros que nos travem a caminho de abraços e de míscaros no Júlio.
João Filipe - Ora aqui está um comentário que dá gosto ler. Por vir de quem não é dogmático, e tem sentido evangélico e ecuménico, incluindo ateus e não os... excomungando e esconjurando.

Abraços para todos (os deste e do anterior comentário).

Justine disse...

Concordo com a tua posição, acho-a a única correcta. Deposi da leitura discutamos o romance, que é a única questão a discutir!