sábado, outubro 10, 2009

Pazcatrapaz

Ao princípio ainda pensei que estivessem a gozar cá com a malta. Mas não. Aquela do Prémio Nobel da Paz para o Presidente dos Estados Unidos é mesmo a sério.
Então, se é mesmo a sério, trate-se do caso a sério.


Não tenho nada contra o sr. Obama. Se calhar até terei alguma simpatia pelo senhor e família, mas ele está em funções de Presidente dos Estados Unidos, e nada fez (ou conseguiu fazer) que mostre que vai usar esse cargo para que o País que se diz presidir deixe de ser presidido pelo complexo industrial-militar, com tudo o que se sabe (mais o que não se sabe...) por todo o mundo. Alguns muito bem intencionados bem procuram sinais, e tanto procuram que encontram - como os da GNR-Trânsito quando querem multar um camionista e encontram, sempre, um motivo... - e já engalanaram em arco. É lá com eles.

O que posso dizer, muito objectivamente, é que tal distinção é, pelo menos, temporã! E acrescento que se é para estimular o premiado a vir a merecer aquilo com que é premiado, é como dar um 5 em literatura a um aluno que nunca leu um livro para que ele comece a ler uns livritos.

Aliás, e sem sair da matéria da Paz, clamo contra a enorme a enorme injustiça relativa.

Ao bater das teclas, aponto dois casos que, assim de repente, mereceriam o Prémio Nobel que foi atribuido ao sr. Obama.
  1. Lembro-me do socialista português Carlos Candal, recentemente falecido, que decerto com alguns problemas no seu partido, se manteve a colaborar no CPPC, na convicção de que, sendo esta uma estrutura unitária, é em unidade e sem preconceitos a única forma de lutar pela Paz;

  2. e lembro-me de dois vizinhos aqui da aldeia que resolveram a bem uma querela que vinha d longe, por causa de umas estremas.
Agora ao senhor Obama, Presidente dos EUA!...

10 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Subscrevo!
Eu ainda não vi nada mas li que o prémio é um indicativo de esperança!
Para isso deviam instituir o Prémio Nobel da Esperança! :-))

Abraço

poesianopopular disse...

O prémio nobel, é como o pudim, adapta-se ao formato da forma,onde é depositado!
Abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Subscrevo a proposta da Rosa dos Ventos. Embora tivesse outros candidatos para o Prémio da Esperança, não ficaria tão... escandalizado (será o termo?)

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
samuel disse...

Não sejas assim!... Está todo o mundo tão contente...

Abraço.

Fel de cão disse...

Eu não estou nada contente. Penso que Thorbjoern Jaglandd presidente do comité Nobel (eleito em Fevereiro) se deve demitir...Até porque, em Setembro, foi nomeado para Secretário Geral do Concelho da Europa...ou já está a pagar a factura?

Graciete Rietsch disse...

E quem ganharia o prémio Nobel da Guerra? Decerto outra vez o Sr. Obama para o compensar pelo que os outros fizeram e para o premiar pelo que ainda não fez.Beijos e bom domingo.

Justine disse...

Havera ainda alguma instituição internacional ocm credibilidade, alguma que não esteja inquinada?

Pró ano vamos propôr os vizinho do caso das estremas, está bem?

Sérgio Ribeiro disse...

Viva, poesiano popular - estás rijo? Tu és dos que não se adaptam à forma... Mas neste caso do Prémio Nobel é a forma que se adapta ao pudim!

Um abraço

Pata Negra disse...

Não deixa de ser curioso que o Presidente do país que produz mais armas (e que está envolvido em mais guerras) receba o Nobel da Paz.
Um abraço pacífico