segunda-feira, outubro 26, 2009

Governo com um ministro a mais (ou dois)...

Toma hoje posse um novo (ou recauchutado) governo, no termo de um processo que se iniciou na eleição para a Assembleia da República que teve determinadas regras a cumprir, algumas aparentemente cheias de boas intenções mas com aspectos perversos. Como a da paridade.
Pois este governo não cumpre a regra da paridade, a que - parece... - não está obrigado pois tem um ministro a mais (ou dois se se incluir, como deveria, o primeiro-ministro entre os 12 homens nos 17 do elenco ministerial completo) para as 5 ministras que inclui. Isto sem entrar em linha de conta com aquela particularidade da norma que não permite colocar três membros seguidos do mesmo sexo, por não haver uma clara hierarquização entre os ministros - 1º, 2º, 3º (uma mulher), 4º, 5º, 6º (uma mulher)... - embora a designação de Ministros de Estado signifique alguma hierarquização e, entre o primeiro-ministros e os ministros de Estado não se encontrar nenhuma mulher.
E, ainda por cima, não faltaram laudatórios comentários pela virtude de tantas ministras ter este governo. Quer dizer, para o deliberativo e legislativo há normas que para o executivo não são para cumprir? E, para mais, não faltaram laudatórios comentários pela virtude de tantas ministras se incluirem no elenco ministerial.
Nas autarquias não é bem assim: à partida (pelo menos à partida), os vereadores eleitos para o executivo estão condicionados pela tal lei da paridade, embora se possa dar o caso de, num total de 7, serem 7 homens numa composição 2 + 2 + 2 + 1.
Mas isto são minudências de quem anda sempre à procura das (in)coerências resultantes das soluções administrativas e demagógicas...

3 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

São as malhas que a lei da paridade teceu...com alguns buracos a mais! :-))

Abraço

Maria disse...

Não me digas que neste exacto momento estás a ver o mesmo que eu...

:)))

Justine disse...

Será que há, no meio desses ministros, alguma mulher encapuçada??? Por causa das paridades, claro!