quarta-feira, outubro 20, 2010

ISSO DE SER anti-comunista...

Isso de ser anti-comunista tem gradações.
Há quem o seja sem o saber e que, até, se soubesse que o era, deixava de o ser. Há os viscerais, isto é, anti-comunistas com as vísceras, espumando e cheirando mal de tanto o serem, como um tal Alberto João do jardim da Madeira e um deputado espanhol do PP de lá. Entre estes graus, muitos há.
Este é o lado subjectivo.
No que respeita à objectividade (e perigosidade) do anti-comunismo, e o que leva a que ele seja promovido por todas as formas forjando subjectividades através de enormes campanhas de desinformação e deformação, bastaria escrever luta de classes. É que os comunistas, esses cidadãos iguais aos outros, não podem ser vistos como iguais aos outros, não deveriam ter os mesmos direitos, e não podem ou não deveriam porque lutam, coerentemente com a sua base teórica-ideológica, por uma outra sociedade, e para isso fazem a luta de classes – que existe porque há classes e antagónicas – do lado da classe de que querem ser vanguarda e que a outra explora.

5 comentários:

svasconcelos disse...

Ser anti-comunista raramente reflecte convicção ou reflaexão, mas antes ignorância e medo, muito medo...
bjs,

Fernando Samuel disse...

Os que são sem o saber e se soubessem deixavam de o ser, constituem um vasto campo de acção...

Um abraço.

Joao Azevedo disse...

Eui,como muitos,sou anti comunista porque comem os meninos ao pequeno almoço.Mas nao sou anti comunistas,porque axo que nao comem mesmo,pelo menos os que eu admiro nao teem fisico para tal

Fel de cão disse...

Estou de acordo. Posso assinar por baixo.

Mário disse...

O anti-comunismo, não o não ser comunista, é apenas falta de emancipação, nem que fosse a de maslow, pueril, com sentido político esquerdista na sua generalidade, mas falta de emancipação.
Por outro, ser comunista é ser do povo, é ser povo, apologista de uma ideologia que situa o povo na vanguarda da história, o povo que não o cidadão, por quê? Cidadão também o é sócrates, portas, cavaco, soares, belmiro, amorim, joão das bananas, salazar..