sexta-feira, dezembro 23, 2011

Com a luz amarelada

No que respeita às decisões económicas, a chamada privatização da EDP, que mais não é - e tanto é! - que a venda do pacote de acções ainda detido pelo Estado português, tem uma importância transcendente. A venda dos 21,35% do capital social da EDP que sobravam do processo de privatização iniciado por Cavaco Silva como primeiro.ministro, ilumina a entrega do que é património nacional a entidades estrangeiras, numa avalanche negocial, apenas movida por critérios financeiros e de curto prazo.
Como muito bem se sublinha na posição do PCP (que se pode ler e "ouver" aqui) à empresa nacionalizada se deve a extensão da luz eléctrica a todo o País depois do 25 de Abril de 1974, como inestimável serviço público. Após o começo do processo de privatização, o objecto da EDP passou a ser o de diversificar (em grupo) as actividades e de as expandir internacionalmente, unicamente com intuitos de multiplicação de capital financeiro, não hesitando em endividar-se nesse tipo de gestão em que o objecto da sociedade foi subalternizado.
Neste blog se fizeram anotações a este processo, desde a dimensão do endividamento da empresa ao "leilão" do pacote de acções detido pelo Estado. Previu-se que esse "leilão" iria entregar a posição dominante à concorrente alemã, numa escolha estratégica. Engano.
O negócio prevaleceu. Como teria prevalecido se outra tivesse sido a opção, embora com outra cambiante. O capitalismo funciona contraditoriamente, o capitalismo financeiro é contraditório e autofágico. Salvo erro (e omissões), o endividamento foi mais forte que qualquer outra condição, e a empresa chinesa responde melhor a esse estrangulamento empresarial que essa circunstância impõe. E, contraditoriamente, a privatização-chave desta série anunciada foi para uma empresa de Estado, e de um país chamado China e dirigido por um partido comunista!
É de ficar amarelo!

7 comentários:

Pata Negra disse...

O Rei dos Leittões sente-se orgulhoso de desejar ao Anónimo XXI um Natal impossível e uma ano novo cheio de lutas possíveis.

Não comam carne de porco!Comam Coelho!

cid simoes disse...

Uma pergunta que venho fazendo:e depois de tudo vendido?

Antuã disse...

Cuidado com comer coelho. Ele está envenenado!... Mas eu estou amarelinho nem sei o que tenho!...

Justine disse...

Tudo isto é aberrante! Mas como estamos numa quadra festiva, dizem, vou ficar a saborear a ironia, tua e dos teus comentadores:))))

Soutaria disse...

icterícia...

Graciete Rietsch disse...

As privatizações eu compreendo( no que têm de muito mau). Mas vender à China e a própria China, eu não compreendo.
Será do Natal que sempre me deprime?

Um beijo.

Maria disse...

Vou começar a usar lâmpadas vermelhas, azuis e verdes para ver se me acalmam...