quarta-feira, dezembro 07, 2011

Lido... e revisto

Lido no Correio da Manhã de hoje:

Salve-se quem puder
Por: Manuel Catarino,
Subdirector

Ninguém está inocente: desde 1985, uns e outros, cada um à sua maneira, contribuíram para o Portugal de hoje – um País pobre e endividado.
Como se não nos bastasse a miséria, perdemos o último pingo de dignidade que ainda nos permitia decidir o nosso destino: a Alemanha, agora, passa a dizer como é. E o que aí vem, pelo que se adivinha, não augura nada de bom – a começar pelas funções do Estado. Esta espécie de ‘nova ordem’ vai acabar por transformar a nossa sociedade numa selva: salvam-se os mais fortes, quer tenham dinheiro ou poder; não resistem os outros. A saúde, a educação, a protecção na velhice são privilégios de alguns. Foi a isto que chegámos – caminho alegremente iniciado há 25 anos.

Revisto:
Vamos lá a ver...
Todos? Ninguém está inocente deste estado a que foi conduzido o País? Nem os que, por muitas culpas que possam ter noutras coisas, previram, preveniram, apresentaram alternativas, lutaram? (Ah!,... e não se endividaram, apesar de, agora, lhes dizerem que têm de pagar coisas como BPNs e parecidas negociatas). 
Foi só há 25 anos? Não teria sido uns anitos antes, quando se abandonou um caminho duro, espinhoso, mas de democracia a avançar, de cumprimento da Constituição, de economia que - apesar de tudo contra - estava (como disseram da OCDE) "surpreendentemente saudável", para se chamar os FMIs e a "Europa connosco"?
E agora? Salve-se quem puder? Que cada um tente escapar aos pingos da chuva quando o que vem é enxurrada?
NÃO!
Há alternativas.
E HÁ LUTA! Contra a resignação e os lamentos semelhando dignidade ofendida.

3 comentários:

Olinda disse...

Uns e outros para o subdirector de um jornal de informaçao mais que duvidosa,que apresenta o crime como espectáculo,sao os partidos de alterne que ele ajuda a promover,nao estando por isso,inocente,para o Portugal de hoje.

GR disse...

Todos não!
O Partido há muito que vem denunciando o estado em que colocaram o país. Gritamos bem alto que nos queriam tirar a Soberania Nacional, o incumprimento da Constituição da República, o crescer diário do desemprego, a saúde e a educação mais cara, a falta de habitação,a falta de liberdade de expressão, etc, etc.
O CM ignorou-nos, agora diz “todos”? A preocupação do dito é mais uma farsa, para encher a página.
O Partido tem alternativas, nós sabemos e eles como sempre fazem de conta que nada dizemos.

BJS,

GR

Graciete Rietsch disse...

Há 25 anos só? E somos todos culpados? Boa maneira de encobrir os verdadeiros culpados.
Continuemos a luta, nem que seja apenas tentando esclarecer. É o que eu tenho feito, muitas vezes com resultados pouco encorajadores. Mas não desisto.

Um beijo.