terça-feira, dezembro 27, 2011

Galiza - IV Jornadas Lois Obelleiro - 2


Sendo a sessão o motivo da viagem, tinha um programa interessante - pelos temas... - com três protagonistas e intenção de debate. Com uma abertura e moderação de um professor do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Santiago de Compostela, duas conferências-debate. Uma, sobre o Estado actual da economia galega. Propostas de saída da crise, por um professor catedrático da mesma Universidade, com qualificadas notas de curriculum; outra, sobre Unión Europea, crise económica da zona euro e nacións periféricas. Alternativas à actual situación a meu (en)cargo


A conferência de Xavier Vence excedeu em muito o tempo programado, não tendo deixado espaço para debate. Como é evidente, "oficial do mesmo ofício e no mesmo acto oficiante", não me caberia comentar criticamente. Mas não deixarei de dizer que, para além da exposição ter sido bem fundamentada em dados e gráficos, e exaustiva, sobre a economia galega, o que me foi muito interessante e útil, não saiu, no entanto, do quadro da economia capitalista, não indo a sua base teórica para além de um keyneseanismo bem assimilado mas (permita-se-me...) castrador. Pelo que, e a meu ver, as propostas de saída da crise mereceriam debate, que não houve. Por falta de tempo. e que ficou para o final da minha intervenção. 

Sem comentários: