sexta-feira, dezembro 23, 2011

Nivelar abaixo dos mínimos?

Em 1958, no Tratado de Roma afirmava-se um princípio social: a igualização no progresso.
Era um princípio, e nunca teve fim prático porque a relação de força nunca conseguiu impô-lo, ou melhor: a relação de forças dominante sempre o conseguiu impedir. Coisas da luta de classes
Segundo o princípio, nos 6 países fundadores de Comunidade Económica Europeia (hoje União Europeia) e até Maastrich, isto é, até serem 15 os Estados-membros, estes deveriam, segundo os Tratados, promover, individualmente e em cooperação, as políticas que levassem a que, progressivamente, fossem igualizando os seus níveis sociais.
Mas princípios afirmam-se,  as promessas fazem-se, os votos ganham-se, e o capital é quem mais ordena porque o povo não sabe (ou esquece-se) que é ele quem mais ordena.
Veja-se esta notícia: 

Troika pressiona salários na Grécia

O Fundo Internacional Monetário, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu exigiram, dia 13, em Atenas, que o governo grego reduza o salário mínimo nacional de 751 para 450 euros.

A troika reclamou também a revogação do acordo alcançado no Verão entre o patronato e sindicatos, que prevê a manutenção do salário mínimo e actualizações salariais de 1,5 por cento desde Junho e de 1,7 por cento em 2012, abaixo da inflação que ronda os três por cento.

Pretendendo rebaixar os custos salariais por todos os meios, a troika pressiona ainda o governo helénico para que reduza drasticamente as contribuições patronais para a Segurança Social.

Em conferência de imprensa, o ministro grego do Trabalho, Iorgos Kutrumanis, afastou a hipótese de reduzir o salário mínimo nacional, afirmando que essa medida «está fora de qualquer discussão».

----------------------------------

A Grécia sempre a servir de "lebre" nesta corrida de "galgos"!

SÓ A LUTA! De cada um e de todos!

3 comentários:

trepadeira disse...

Espero que tenham de comer as notas falsas que acumulam e,já agora,que se engasguem.

Um abraço,
mário

cid simoes disse...

É mesmo o genocídio planificado.

Graciete Rietsch disse...

O artigo do Avante em que se declarava que 1 milhão reslutante da produção correspondia a 75 milhões obtidos no jogo financeiro, é de estarrecer. Então andamos a viver maioritariamente com dinheiro falso????

Um beijo.