sábado, outubro 27, 2012

Troikas, truques & trocos.

Da "troika" (externa) vêm sinais contraditórios. Passa da intransigência mais inflexível, sem  dar "margens de manobra", à preocupação com os excessos de austeridade, e conselhos multiplicados e multiplicadores quanto à necessidade de crescimento. Ou assim se apresenta, conforme as conveniências..., e vão cobrando serviços e juros.  
Na "troika" (interna) há agitação nas hostes. Dois coligando-se fortemente com "abraços de urso", um terceiro opondo-se violentamente com sucessivas abstenções de lutar e aproveitando, com grande oportunismo, oportunidades para mostrar aquilo que não é, ao mesmo tempo que empurra o PR para posições que este é que seria o "terceiro homem" ou formar um "quarteto de cordas".
Mas tudo isto são mais truques que outra coisa porque servem para a poeirada que se levanta e não deixa ver a real raíz das situações, das políticas e suas dinâmicas, numa verdadeira e complexa teia de lutas de tracção, em que os esticares da corda entre eles escondem a luta de classes a fazer o seu caminho. Da História.
Para o que servem alguns trocos, como os de mudar uns secretários de Estado, de explorar uns acontecimentos mediáticos, de fazer barulho à volta de umas escutas silenciosas e de umas licenciaturas espúrias como a do "dr. escalracho" (diz o dicionário: planta gramínea vivaz, prejudicial às searas).

4 comentários:

Pata Negra disse...

As massas já fizeram alguns tornados! Mas se eles semearam os ventos temos é de fazer uma grande tempestade que os leve na enxurrada!
Quanto menos ligo ao que eles dizem, mais ligo ao que eles fazem!
Um abraço entre nuvens negras

João Henrique disse...

"Não é por mudarem de moscas que a merda alivia o mau cheiro".
Um abraço.

Antuã disse...


Por enquanto o crime vai compensando. Mas um dia chegará que o povo dará o troco. Estarei sempre convosco.

Olinda disse...

Sao truques para confundir,desorientar,baralhar e,salvaguardar os interesses dos de cima.

Bjo