quinta-feira, setembro 04, 2014

A Ucrânia, a Rússia e mais arredores nossos - 3


(continuação)


IV - Assegurando a segurança nacional da Federação Russa

(...) A política estrangeira da  Federação Russa pode designar-se por (...)

  • conseguir progressos no controle de armas nucleares e manter estabilidade estratégica no mundo através do cumprimento das suas obrigações internacionais nesta área;
  • cumprir obrigações mútuas para reduzir e eliminar armas de destruição massiva e armas convencionais, e aumentar as medidas para a construção da confiança e estabilidade, e assegurar a supervisão internacional de exportação de bens e tecnologias e a provisão de serviços militares e de dupla finalidade;
  • adaptar os acordos existentes de controle de armas de o desarmamento ao novo clima de relações internacionais, e desenvolver novos acordos se necessário, para aumentar a confiança e a construção da segurança;
  • dar apoio ao estabelecimento de zonas livres de armas de destruição massiva;
  • desenvolver a cooperação internacional na luta contra o crime transnacional e o terrorismo.
É um aspecto crucial da actividade estatal assegurar a segurança militar da Federação Russa. O principal objectivo neste aspecto é assegurar, através de gastos racionais, na defesa, uma resposta adequada a ameaças que possam surgir no século xxi. A Federação Russa prefere meios políticos, diplomáticos, económicos, e outros não militares, para evitar guerras e conflitos armados. Contudo, os interesses nacionais da Federação exigem a posse de poder militar. As forças armadas da Federação têm como principal fim assegurar a segurança militar da Rússia.
O papel vital da Federação Russa é evitar agresões contra a Rússia e os seus aliados em qualquer escala, nuclear ou outra. A Federação deve possuir forças nucleares que lhe garantam poder infligir o desejado grau de destruição em qualquer estado ou cligação de estados agressores, em qualquer circunstância.
Em tempo de Paz, as forças armadas da Federação Russa devem ser capazes de garantir protecção e fectiva contra ataques aéreos; levar a cabo missões de repelir agressões numa guerra local (conflico armado), juntamente com outras tropas, unidades militares e entidades; e de levar a cabo deslocações estratégicas de missões em guerras de larga escala. As forças armadas da Federação devem também assegurar a capacidade  russa para cumprir os seus deveres de manutenção da Paz.
A efectiva colaboração e cooperação com membros da União de Estados Independentes é um componente vital para manter a segurança militar da Federação Russa. A segurança nacionalrussa exige, em circunstâncias apropriadas, a sua presença militar em certas regiões do mundo estrategicamente importantes. Manter contingentes militares limitados (bases militares, unidades navais) nestes locais, num contexto de acordos, deve assegurar a possibilidade da Rússia cumprir as suas obrigações, e de ajudar a constituir um equilíbrio de forças  estratégicas militares estáveis nas regiões, e deve permitir a Federação Russa a reagir  a uma situação de crise nas suas fases iniciais, e atingir as suas metas na política externa.
A Federação Russa considera possível o emprego de força militar para assegurar a sua segurança nacional, baseado em (...):

  • uso de todas as forças disponíveis e meios ao seu dispor, incluindo armas nucleares, no caso de necessidade para conter uma agressão armada, se todas as outras medidas para resolver a crise tiverem sido esgotadas ou comprovem ser ineficazes (...)


Sem comentários: