sábado, setembro 13, 2014

Dias de agora - estórias de a-bemdezer e malfazer (ou de malfeitores)-1

12.09.2014

Lá fui à Soeiro – onde gosto sempre de ir e estar – falar como F.L., e relatar-lhe malfeitorias da Caixa Nacional de Pensões que, sendo bem pequenas relativamente a outras que outros (tantos!) sofrem, têm grande gravidade pessoal que se repercute no Partido.

&-----&-----&

Quanto aos netos, falhou o Pedro o que me deixou com muita pena mas foi muito bom estar com a Oriana e com o Diogo.

&-----&-----&

Ainda vim jantar com a Zé (e relatar as andanças) e…não abri o computador!

&-----&-----&

Fiquei-me na adoração ao deus-televisão, a ver umas coisas e a ouver outras.

&-----&-----&

Passo sobre aquele “tête-à-tête” entre o António Filipe e uma dama governamentalizada em que, a propósito da dita “reforma da justiça” contentorizada, cheguei a ver o controladíssimo António Filipe quase a “passar-se”.

&-----&-----&

É que, na verdade há limites.

&-----&-----&

E é caricato ouvir o Passos Coelho aceitar  falhas e erros, com ar humilde dizer que ele e a ministra (da justiça) são responsáveis… e recusar daí tirar consequências.

&-----&-----&

Mas adiante que o que para aqui quero trazer é uma outra estória de a-bemdezer e malfazer, em que é protagonista essa figurinha de ficção chamada Maria Luís e o que ela diz.

&-----&-----&

Ficcionemos:
Um país P mais um país I mais um país G (poderia ser outra a ordem mas esta dá PIG, poderiam ser outros ou mais países, poderia até a estória ser com famílias L. A, R, ou com empresas E, D, P, T ou outras), pois esses países caíram na ratoeira da armadilha da dívida, muito bem montada por umas instâncias de malfeitores. Endividaram-se, claro, os países e como não podiam pagar e, pior (é como quem diz…), como não podiam endividar-se mais para pagar dívidas a quem não lhes emprestava mais ou só a jros altíssimos, os ditos países (podiam ser as famílias e as empresas) pediram auxílio a “amigos” que estavam de tocaia, auxílio que lhes logo dado ou, melhor se diria, antes-imposto. Mas não se pense que a “ajuda” desses “amigos” era graciosa,… amiga! Impuseram condições que puseram em causa as soberanias dos ditos países e, claro, foi usurária porque eles usurários são. Fizeram-se largamente pagar nas deslocações e conselhos e, sobre o que o que iam emprestando, passaram a cobrar juros, cujos se prolongariam bem para além da missão e da vigilância sobre as condições impostas, que também se prolongariam. Mas eis que se descobre que os juros no mercado estão a ficar mais baixos que os juros que os “amigos” levam pelos empréstimos concedidos. E então não é que um dos países – o I – decidiu antecipar o pagamento aos “amigos”?, decerto com empréstimos a juros mais baixos que o que os “amigos” lhe estavam a cobrar! Parece que a Luís, ministra do país P, tem a intenção de fazer o mesmo, isto segundo disse o ministro de I. Deixá-la-ão?    

&-----&-----&

Assim vai a nossa economia.

&-----&-----&

Com contas de merceeiro (sem ofensa para estes!), sujeitas a autorização do hipermercado financeiro…

&-----&-----&

Mas há outra estória de a-bemdezer e malfazer.

&-----&-----&

Sobre um dito Novo Banco e sua equipa nova e de saída ou mal entrada.

&-----&-----&


Fica para amanhã.

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Essa história dos juros é complicada. A única coisa de que posso falar é de uma pessoa que conheci e que, com juros de juros e de juros, acabou por ter de pagar muito mais do que devia.
Histórias particulares que não são para aqui chamadas, mas que refletem um pouco o estado deste país.
Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Olá, Graciete!
Tudo bem por aí?
Obrigado pela tua presença e comentários.
E digo-te que me parece que histórias particulares podem ser para aqui chamadaa porque ajudam a perceber o estado em que estamos.

Beijos