sexta-feira, setembro 25, 2015

A ver...com alguma emoção

«MUSEU MUNICIPAL DE OURÉM 
APRESENTA CURTA-METRAGEM 
"AO REDOL DA TIJOMEL"
O Museu Municipal de Ourém – Casa do Administrador leva a efeito 
na sexta-feira, 25 de setembro às 22h30, 
a sessão "Acontece no museu… “Ao Redol da Tijomel”.
"Nos inícios dos anos 40, num campo de milho em Caxarias (Ourém), pelas quarenta mãos dos vinte empregados iniciais, sob a visão de um grande homem, Júlio Redol, transformou-se e edificou-se uma fábrica chamada Tijomel.

À sua semelhança fez crescer a fábrica, multiplicando-a, expandindo-a em várias secções, como a Tijomel, a Duromel, a Pavimel e a Decormel.
Destas saía toda a diversidade de um vasto leque de produtos, fruto do trabalho de centenas de homem que por lá passaram, como os tijolos de vento, as pastilhas cerâmicas, as telhas, os pavimentos, as vigas, entre outros.
Em plena ditadura, Redol fazia a diferença. Ditava as regras, os apoios, a formação e a motivação dos seus operários. Grandes tempos de glória e de prosperação. Esta fábrica de cerâmica foi a escola de vida de todos os que lá trabalharam ou que de certa forma participaram nela.

Entrada livre»

Um homem, um projecto, uma fábrica, uma indústria, uma vida, seus apogeu e queda, Que conheci. 
Alguma curiosa ansiedade para ver como três jovens, nascidos um ano depois da morte do homem, contam, trinta anos depois do ruir do projecto, no meio das ruinas,da arquiologia industrial de que a Tijomel é um exemplo excepcional.  

Sem comentários: