sábado, fevereiro 09, 2019

Convergência/divergência de economias e o euro

Ainda há daqueles mails amigos - ainda há mais que dos outros... -, dos que dão informações e ajudam a perceber o que se está a passar neste momento, porque inserem este momento no processo histórico e, só assim!, cada um SE pode informar... e o caso é que, num desses mails, transcrevia-se um artigo com título sugestivo e apelativo:

Busting The Myths Of The Euro: 

Economic Convergence



Ora se o euro foi criado mitificadamente, isto é, carregado de promessas míticas para "enganar o pessoal", esse da convergência foi um dos mais badalados, com a comunicação social "de plantão" a dar todo o apoio. Depois tal vocábulo foi-se apagando do vocabulário corrente. E bom é que haja quem o recorde para o "bustingar" (quebrar, arrebentar).  Algumas palavras compõem, naturalmente, o artigo, mas mais que o diz me parece de interesse o que/como o mostra.
Gráfico 1 - a evolução do crescimento (em PIBs) nos 12 "fundadores"do euro divididos em 2 grupos - EA8 (Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Holanda, Irlanda e Luxemburgo) e "periféricos", ou Club Med (Espanha, Itália, Grécia e Portugal), - tendo, por opções nacionais, ficado de fora dessa "fundação" 3 dos então 15 Estados-membros (Dinamarca, Reino Unido, Suécia)
deste gráfico pode retirar-se que na década 1990-99 a média de crescimento dos EA8 foi superior à dos "periféricos", isto é, há alguma divergência, na década de 2000-2009 há ligeiríssima convergência pois quase coincidem os valores das médias de crescimento dos dois grupos de países, e depois de 2009, com a chamada crise, no período 2010-2018 divergirem abruptamente, tendo os EA8 média perto dos 2%/ano e os "periféricos" média perto da estagnação, entre 0 e 0,5%.
Gráfico 2 -  para este gráfico, o autor igualou a 100 os valores dos PIB dos dois agrupamentos em 1990, e representou as respectivas evoluções a partir desse índice  


por esta forma se confirma e melhor visualiza o que o outro gráfico ilustra; a evolução do crescimento é de desconvergência até 2002, e de convergência entre 2003 e 2007,  voltando à desconvergência em 2008 para ser de claro acentuar das rotura do paralelismo das evoluções, com os EA8 a atingirem os valores de 2007/8 em 2011 e os "periféricos" "with their total real GDP sitting still 3.2 percentage points below the pre-crisis peak (attained in 2007), marking 2018 as the eleventh year of the crisis for these economies." (com o seu total PIB real tendo ainda 3,2 pontos percentuais abaixo do pico da pré-crise (atingido em 2007), o que faz de 2018 o 11º ano de crise para estas economias)... O 11º ano de indisfarçável divergência!, cavando mais fundas as assimetrias entre Estados e as desigualdades sociais.  

Curiosamente (?), este mail, que usa agrupamento de países discutível (como todos o serão, e basta lembrar os "países da coesão" - Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal, com a Irlanda no lugar da Itália - e os "ofensivos" PIGEs com um ou os dois I, de Itália e/ou Irlanda), entrou-me no computador quando, recuperando trabalho anterior, preparava uma colaboração com a Universidade Intergeracional da Estefânia, em que um dos pontos (com gráficos!) foi sobre convergência/divergência e o papel  do euro (de mito, de ludibrio).
Desse trabalho aproveitarei alguns trechos e gráficos (!) para amanhã. Que é domingo... 


Sem comentários: