segunda-feira, junho 22, 2020

Foi mesmo quase por acaso...


    QUASE POR ACASO
    ___________________
Não!, não vou escrever sobre a vandalização da estátua de António Vieira. Não vou galopar nessa correria sem jeito nem destino com que nos querem distrair daquilo a que deveríamos estar atentos.
Mas custa ver lembrado esse nome pelos motivos pelos quais foi. E dos quais nem uma palavra direi. Não por exaltada indignação, que nem é caso para isso. Mas para não entrar em jogos com que alguns nos querem entreter.
Ora, já que lembrado foi o nome, direi dele uma coisa que me recordou, para além daquelas que a escola pública e universal teria a obrigação de ensinar e que, se calhar, só foi que o dito António Vieira era padre. E tão padre foi que lhe ficou o ministério agarrado como primeiro nome.
Do que me lembrei foi que, há 42 anos por Janeiro, fazia o meu pai 80 anos, a que tanto se esforçara por chegar, tão agarrado à vida que era.
Queria eu, seu filho único, dar-lhe uma prenda que não fosse uma gravata, um par de meias ou um lenço, que muitas dessas iria receber, indiferente e agradecido, mas algo que mais tivesse a ver com ele, com a sua vida. Comprei-lhe um livro. Bonito, bem ilustrado (João Abel Manta!), encadernado, que até só como objecto, pensei, lhe iria agradar, a ele que vivera muito da sua vida activa em tipografias, encadernações, papeis, cartolinas e congéneres.
Mas não só isso. Também a minha dedicatória, o título e o autor.
A minha dedicatória foi
Para começares a aprender o que nunca soubeste fazer, comerciante por errada vocação. No festejo do 80º aniversário com um beijo do
Perceber-se-á a estranha dedicatória pelo título do livro
ARTE DE FURTAR
e porque foi a homenagem de um filho a um pai, que, às vezes, como que se desculpava de não ter enriquecido por nunca ter sabido roubar… isto sem qualquer conotação entre a vida de comerciante e a arte de roubar…
O nome do autor não aparece onde é costume, e a apresentação diz que, em edições ao longo dos séculos (o manuscrito é do século xvii) teve vários nomes no frontispício, a começar pelo do Padre António Vieira, João Pinto Ribeiro, Tomé Pinheiro da Veiga, Duarte Ribeiro de Macedo, António da Silva e Sousa, Padre Manuel da Costa, D. Francisco Manuel de Melo…
De qualquer modo, esta obra “… veio a lume pela primeira vez, em 1652, pela mão roubada do Padre António Vieira…”. E lê-se mais adiante da apresentação “Acreditamos que uma «Arte de Furtar» escrita hoje alargaria consideravelmente os horizontes deste jardim zoológico da trapaça, do logro e do embuste por onde o Autor nos leva a passear.”
E é tudo. Salvo ler, conhecer, aprender, falar do que se sabe, sabendo que é pouco.

2 comentários:

Olinda disse...

Bonita história.Sempre pensei que "A arte de furtar"fosse da autoria do padre António Vieira.Uma obra bem crítica e que continua actualizada.Bjo

Justine disse...

Muito bom texto, dá vontade de reler a obra!