segunda-feira, junho 22, 2020

Ler e pensar 2 vezes - 2

A opinião de Luis Reis Torgal que acabo de publicar aqui, pediu-me o título que está acima.
Ler e pensar. 2 vezes. Ou mais. Pensar, como aprender, sempre.
Sobre este tema de que Luís Torgal dá opinião, já muito pensara antes. E não só agora, em que a luta anti-racial foi acicatada (e aproveitada) pelo hediondo assassinato de um afro-americano (há euro-africanos, ásio-americanos, euro-americanos, euro-asiáticos, afro-asiáticos... todas as combinações miscigenadoras possíveis, e em duplicado porque são todas com vice-versa... porquê me parece que só se usa a de afro-americano?, porque o tráfico esclavagista mais preponderante historicamente foi de África para as Américas?...).
Ao pensar 2ª vez, o que acrescentaria, à excelente e exigente reflexão de Torgal, é que, neste caso, neste mundo de (des)informação e falsos combates, isto está tudo ligado. 
Quer dizer: não há (des)informação, ou informação excessiva, pandémica, por acaso, ela existe e bem orquestrada para promover falsos combates, desviando as gentes, o povo, dos combates a fazer, daqueles que ajudarão a mudar o mundo, a fazê-lo menos deshumano (porque não mais humano?!).

3 comentários:

João Baranda disse...

Futebol à noite; Covid à hora do almoço! Está feito o cardápio ... informativo. Por sorte há uns blogs onde se podem ler coisas diferentes e sites com "outra"informação. Abraço.

Olinda disse...

O excesso de informação-desinformação dificulta a compreensão e identificação da realidade.As notícias são dadas com objectivos determinantes para servir o sistema.As imagens sobrepôem-se à notícia e,muitas vezes essas imagens servem de modelo para gerar reacções espontâneas e violentas.Bjo

Justine disse...

Dá que pensar...3 vezes!!