segunda-feira, outubro 01, 2007

No dia do idoso


4 comentários:

GR disse...

Um poema tão bonito.
Tão cheio de dignidade e sabedoria!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Este "poema" (assim lhe estão a chamar) foi feito em 2005 pelo dito Mountolivr (mounti para amigos e fãs). Agora, ao retomá-lo, o editor permitiu-se "melhorá-lo", certo do consentimento do autor.
Assim, a linha "e deixou traços, cicatrizes, rugas" passou a ser, como já está no docordel, "e ficou traços, cicatrizes, tristeza". A mudança de "rugas" para "tristeza" terá a ver com o tempo entretanto transcorrido, mas também uma razão estético-fonética:
TRAços, cicaTRIzes, TRISteza tem outro ritmo e sonoridade, e tristEZA faz muito bem a "ponte" para a sagEZA de linhas abaixo, que estava um bocado sozinha, coitada, e a precisar de companhia, até porque, tal como estava, perdia a enorme força que o mounti lhe queria dar (acho eu).
Desculpem lá, mas apeteceu-me explicar o inexplicável.
Abreijos.

Anónimo disse...

A explicação(do que é explicável...) é também uma boa análise literária! A minha opinião sobre o resultado da mudança está no "Cordel"

Maria disse...

Sabes que quando o li no Cordel puxei pela cabeça para ver se me lembrada de um autor com aquele nome..... depois "fez-se-me" luz...

Abreijos