quinta-feira, outubro 18, 2007

Obsessões...

Há verdadeiras obsessões, isto é, segundo o dicionário, "atormentações por sugestões diabólicas, ideias fixas".
O PCP tem problemas na Marinha Grande. Tem, sim senhor, ninguém nega, e o “presidente em exercício na Câmara da Marinha Grande” (membro da concelhia partidária) dá uma entrevista de duas páginas ao Jornal de Leiria, que escolheu para título “As coisas com Barros Duarte não correram bem”. Li a entrevista com cuidado e preocupação, com a responsabilidade de militante e dirigente, e também com a sobrecarga afectiva de uma velha amizade com Barros Duarte.
Pois no editorial do mesmo jornal e na mesma edição, quem assina com as iniciais JN faz um desbragado ataque ao PCP sob o título “Disciplina do silêncio”, que só se pode entender como manifestação de uma obsessão. Aliás, muito comum…
Que o Partido Comunista “não se consegue adaptar às regras democráticas”, que “a disciplina do silêncio continua a vigorar no PCP”, que “o que mais evidencia o desajustamento da forma de actuar do PCP em relação ao que é de esperar de um partido que exerce política em democracia, é o silêncio…”, que “esse silêncio pode ser normal nos países onde o comunismo ou outro regime totalitário qualquer ainda perdure…” e acaba o textozinho com um estranho “Abençoado 25 de Novembro…”. Abençoado, porquê?, ou por quem?
Tenho simpatia pelo Jornal de Leiria, que me é enviado todas as semanas e todas as semanas leio, e não me lembro de qualquer comentário parecido aquando de recentes problemas autárquicos de outros partidos que tiveram uma dimensão muitíssimo maior (também no que respeita a informação…). Confesso que este editorial e as incoerências resultantes de obsessões provocaram-me desconsolo, e não digo mais que desconsolo para aproveitar a oportunidade para chamar a atenção de JN que aquilo que, segundo ele, “cedo se percebeu que Barros Duarte não iria ter” seria um consulado calmo e não um “consolado calmo”
Ele há cá cada erro! Será que quando a cabeça está atormentada por sugestões diabólicas e ideias fixas, o léxico é que paga?

2 comentários:

Maria disse...

Há muito que deixei de ler o jornal de leiria, como a gazeta das caldas.
Eu sei que é politicamente incorrecto, mas CANSEI-ME!
Às vezes tenho vergonha de ter nascido em Caldas, afinal uma terra de resistência antes de 74, e agora o distrito é o que se vê: NUNCA deixou de ser laranja...

miguel disse...

é porque temos de crescer mais. onde a ofensiva é mais forte é onde nós também precisamos de o ser.

como te compreendo, sérgio... também eu, ainda fico enraivecido quando leio determinadas coisas, pese embora o facto de já as ler e reler há muitos anos. É por, isso que é de louvar o teu incómodo: porque as lês há bem mais anos do que eu.

e eu ainda trago só uma juventude de consciência política em cima - assim é fácil manter a raiva e o incómodo. Mas para quem traz a vida... o mais fácil seria calar-se.