quinta-feira, julho 16, 2009

Mais uma...

Se isto não fosse tão grave, até como sinal..., aconselharia que fosse imposta a regra (constitucional, talvez...) de que, antes de falar, o "Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira" fosse obrigado a soprar no balão, aquela coisa para os automobilistas...
.
[Mas esta minha reacção de pretender coarctar o direito de falar a quem faz e vê publicadas (com este relevo!) afirmações tão evidentemente democráticas é, confesso, uma reacção de quem tem a ditadura nos genes]

19 comentários:

Maria disse...

Alguns andam por aí a tirar, lentamente, a "capa".
Este tirou-a, finalmente, e de forma despudorada.
Sem comentários...

Beijo.
(por mim proibia-o de falar até morrer, mas devo sofrer de ditadura aguda...)

José Rodrigues disse...

Já veio um tal Paulo Pinto Albuquerque ex-juíz do processo Casa Pia na situação de licença sem vencimento e a dar aulas na Universidade Católica,dizer [na RTP] que é hipótese a considerar,tendo em conta posições do Tribunal Europeu de Justiça,blá,blá,blá.Ele não é de "o tempo das cerejas", é herdeiro,seguidor/servidor do tempo dos Cerejeiras!
Abraço!

Anónimo disse...

-Prepara-te para ires de novo de saco.

Antuã disse...

Os fascistas andam à solta e foi este Governo que lhes deu a força e a capacidade de manobra para isso. Mas a luta continua por mais criminosos anónimos que tenhamos que enfrentar.

Antonio Lains Galamba disse...

é o reflexo do susto. do susto que é para esta gente ver o Partido crescer...

abraço

samuel disse...

Ele também devia provar a dita dura! Uma bela bengala pelos chavelhos abaixo!

Abraço (já muito mais calmo...)

cetautomatix disse...

Talvez não fosse descabido lembrar que os ditadores fascistas do século passado começaram por ser eleitos, como este aborto tem sido, na ilha desgraçada que o viu nascer.

albano ribeiro disse...

O "raio" da poncha.
Este 1º Ministro também andou a cavar os fantasmas do anti comunismo,quando diz e dizia que os comunistas estão a presegui-lo,nas várias manifestações das mulheres e homens injustiçados deste pais.Não será este da poncha que nos assusta,de pé e a resistir camaradas.

Anónimo disse...

-Projecto para o Forte de Peniche em andamento.
-Obras na António Maria Cardoso em bom andamento.
-Novo projecto edifício a rua do Heroismos Porto.

É só escolherem onde pretendem passar os últimos anos de vossa miserável vida de comunas

Justine disse...

Já mataste a tua velhinha de hoje?
(e sobre o outro cliché não pergunto, que pode ser mal interpretado...)

Estudante disse...

Respondam-me so a umas coisas, se vos apetecer: os regimes comunistas que existiram e existem, foram/sao regimes democraticos ou totalitarios?

Se a resposta for democarticos, sao democraticos como? Como em cuba? china? coreia do norte?

Se a resposta for (so pode ser!) regimes totalitarios, em que exactamente se diferenciam dos regimes fachistas?

Nao sera melhor substituir na constituicao "regime fachista" por totalitario?

Agradecido

(teclado sem acentos)

Maria disse...

Ao estudante das 18.55:

Tem a certeza de que sabe do que fala? Ou melhor, do que escreve?
Tem a certeza de que não foi uma prosa tipo chapa 5 que o mandaram escrever aqui?
É que, para quem tem a preocupação de justificar a ausência de acentos no teclado (!!!!!), escrever 'fachista' não lhe dá muita credibilidade política...

Aristides disse...

Para o estudante:
Se fossem só os acentos! Mas são também as cedilhas e a confusão nos neurónios.
Quanto ao resto, estou dividido entre o deitar para o lixo as afirmações do bicho da Madeira e o dar-lhe a importância que, afinal, não deixam de ter as suas afirmações e, mais do que isso, o aproveitamento que tantos estão a fazer delas.
Sérgio, um grande abraço

Sérgio Ribeiro disse...

Fascista... é assim que se escreve..., e vê-se bem que, felizmente!, não sabe o que isso foi. Mas a culpa não é sua, senhor anónimo, ensinam essas coisas muito mal, para não dizer que ensinam ao contrário,
Nada a agradecer.
Agora pergunto eu:
O regime que vigora nos EUA é uma democracia? Porquê?
Os regimes impostos pelo imperialismo contra a vontade dos povos, matando, esmagando, destruindo sem quaisquer limtações ou até regras que as "leis da guerra" impunham, são democaCias?
A demo-cracia fica à porta das fábricas nos regimes das várias faces do capitalismo,isto é da exploração do homem pelo homem?
As Honduras entraram no rota das democracias ao ser impedido violentamente um referendo, e ao reprimir-se violentamente a vontade popular?
Dou-lhe um 5 (ou um doce), senhor anónimo, se me definir a fronteira entre regime totalitário e regime democrático, que direitos têm os cidadãos num e noutro, a seu conceito.
Muito agradecido.

aferreira disse...

-O melhor era começar-mos por discutir o que é isso de ser livre. e o que é a liberdade de facto.
--------------+++++++-----------
-Ser livre ??? Será o ser humano livre?
-------------+++++++-----------------
-É livre o homem ou a mulher que depende da vontade de outro ser seu igual - só porque este detém os meios que podem condenar a miséria e à fome e mesmo ditar a morte dum seu semelhante.
-Depois tentar explorar as formas mil, de dar a sensação a alguém que esse alguém é livre. -livre de ter de ir trabalhar na segunda feira, se tiver trabalho livre de ficar sem emprego sem habitação sem alimentação sem saúde mas tendo a infinita sensação de que é livre...
ter a infinita e enganosa sensação de faz escolhas: sem nunca se aperceber de que as escolhas que faz, estão desde logo condicionadas.
- Que aquilo que veste não é sua vontade mas sim escolhas e vontades de outros que por meios ultra refinados lhe são impostos e aceites como se do seu ser lhe tivesse saído ...
Era bom de vez em quando entrar numa olhar a realidade do mundo em que vivemos e aceitar discutir com os estudantes estas e outras coisas poderia ser que o estudante se interessa-se pela matéria e aprofundasse o estudo da coisa.

Estudante disse...

Bem, pelos visto nao querem responder de forma directa.

Pelo que percebi do comentario do Sergio Ribeiro, depreendo que considera que me respondeu dizendo-me como se escreve fascista, e logo passou a perguntar. Mas nao respondeu a NADA.

Eu respondo, segundo o que aprendi e nao pelo que me ensinaram:

"O regime que vigora nos EUA é uma democracia? Porquê? "

Sim. Porque se enquadra no que desenvolvo a seguir:

Nao ha democracias puras, no sentido de reflectir a vontade do povo, porque o "povo" nao tem "uma vontade". O "povo" e' constituido por pessoas que, essas sim, teem vontades proprias e distintas. Assim, um regime que se queira aproximar do purismo democratico, so o podera fazer dando a maxima liberdade as pessoas de se associarem e fazerem representar as suas ideias e vontades nos seus governos. Alem disso, a forma de governo deve ter os poderes legislativos, executivos e judiciais intependentes uns dos outros (coisa que nao acontece nos regimes totalitarios) -por forma a garantir que o poder nao fique concentrado e a' merce de qualquer eleito- e devem-se "fiscalizar" uns aos outros no respeito da constituicao (conjunto de regras basicas que permitem o a implementacao do "jogo" democratico). Tudo isto existe nos EUA. E em portugal tambem.

As constituicoes podem ser obviamente alteradas, quer de forma legal (que as mesmas proprias definem) quer imposta pela forca de revolucoes.
No entanto, todo o edificio democratico assenta em constituicoes que nao possam anular a propria democracia. Por exemplo, se uma constituicao (por absurdo votada a favor por toda a populacao) deixar de implementar o voto popular, essa constituicao democraticamente implementada... afasta o regime que nela se sustentar, da democracia.

Pode deduzir a fronteira entre regime democratico e totalitario no que escrevi acima.

-----

Nem sei bem pq perdi tempo a responder a que nao quer responder.

Quanto ao que propus e perguntei (na constituicao, onde se refere a regime fascista passar, a referir regime totalitario) penso que seria mais "democratico". E se o pcp nao se reve na implementacao de um regime totalitario, nao deveria indignar-se com tal facto, pois ao proibir-se todos os regimes totalitarios, proibe-se implicitamente o fascimo e outros ismos totalitarios.

Para mim, e pela liberdade, nao deveria haver essas proibicoes explicitamente na constituicao, pois implicitamente ela ja a incorpora ao ser a base de uma democracia, neste caso a portuguesa.


Nota: lamento a atitude de arrogancia idiota e desconstrutiva da maria e do aristides

ao contrario,
gostei de ler o a.ferreira, que embora nao tenha respondido tb, sempre demosnstra que pensa e nao debita.

Sérgio Ribeiro disse...

Sr. anónimo
Fiquei informado.
Obrigado e passe bem!
Não respondeu a NADA, segundo o meu (!) critério de diálogo em que a primeira premissa é entendermo-nos sobre o que entendemos por direitos, princípios e valores, sobre quem é o outro que nós também somos.
Você, anónimo facilmente identificável, que - ao que vejo - me continua a seguir com teclados sem acentos,é um individualista contumaz irrecuperável (o problema é su, portanto), escondido atrás de um pretencioso liberalismo.
Repito: passe bem!

Estudante disse...

Nao respondi a nada?!? lol

voce e' mesmo politico. e surdo.

passe como bem entender

António Pereira disse...

Ao estudante, para que ele fique bem informado o que é que o Partido Comunista Português quer para o nosso país aqui ficam os estratos do nosso programa:
- Um regime de liberdade no qual o povo decida do seu destino e um estado democrático, representativo, participado e moderno;
- Um desenvolvimento económico assente numa economia mista, moderna e dinâmica, ao serviço do Povo e do País;
- Uma política social que garanta a melhoria generalizada das condições de vida do povo;
- Uma política cultural que assegure o acesso generalizado à livre criação e fruição culturais;
- Uma pátria independente e soberana com uma política de paz, amizade e cooperação com todos os povos;
- Serão plenamente assegurados como direitos, garantias e liberdades fundamentais: a liberdade de expressão de pensamento, a liberdade de imprensa e o direito à informação, a liberdade de reunião e manifestação, a liberdade de constituição e acção de partidos políticos e outras associações, o direito de eleger e de ser eleito, a liberdade sindical, o direito à greve, a liberdade de criação, a liberdade de consciência, de religião e de culto, a liberdade de circulação, e o direito à liberdade e segurança e o direito a privacidade;
- O sufrágio universal directo, secreto e periódico;
- A capacidade activa e passiva a partir dos 18 anos;
Mais informação poderá ser lida pelo senhor estudante num livro das edições avante “Programa e Estatutos do PCP”. Penso que respondi a todas as dúvidas que o senhor colocou sobre os regimes totalitários, pois eles podem apresentar-se de várias maneiras. O Partido Comunista Português, apresenta como solução para o país uma democracia avançada, que já lhe deixei alguma informação, é este o nosso comunismo.