terça-feira, julho 14, 2009

Reflexões lentas... e sem compromisso mas obrigadas a tema

novaiorquinas15 (museus1):

E os museus?, perguntava eu.
Se Nova Iorque é cidade de tudo, é-o também de museus. Sei lá se sobretudo...
Nestes curtos dias (só de 24 horas cada um!) visitámos, ou estivémos, em 9 museus (2 não têm o nome mas a tal os assimilei).
Ora, de acordo com o dicionariozito à mão, museu é "s.m. Galeria onde estão expostos objectos de arte, da Natureza, etc. Colecção de coisas várias." (*).
Mas, para a reflexão, não é isso que me interessa.
Por um lado, é o facto do museu-sítio, edifício, espaço, poder ser um "objecto de arte", algo que, além de ser repositório de exposições, merece também ser exposto, é exposição!; por outro lado, ser evidente, em Nova Iorque talvez mais que em qualquer outro lugar, o papel do dito mecenato, o serem os museus fruto de filantropia, tantas vezes possível à custa de vidas... bem pouco filantrópicas.
Gugenhheim ilustra estas duas reflexões. A busca do nome dá-nos a Fundação e os vários museus e só com dificuldade se chega ao homem de negócios - de importação de bordados da Suiça, da insdústria de minas e de coisas mais - que viveu entre 1861 e 1949.

Gugenheim são os museus. Porque depois de retirado Solomon Gugenheim dos negócios, o dinheiro que neles ganhou foi mais que suficiente para coleccionar arte, para formar uma Fundação e para esta escolher arquitectos como Frank Lloyd Wright (Nova Iorque), de Frank Gehry (Bilbao) e Rem Koolhaas (Las Vegas) para construirem "objectos de arte", onde centenas, milhares de pessoas percorrem cultura a correr mas só por correrem aqueles espaços já está a ganhar (ou a poder ganhar) cultura, dimensão histórica, humana. E a reflectir.
Como é o caso, a meu leigo critério, do de Nova Iorque, e loja anexa.






_____________________
(*) ... eu sei, eu sei... tenho de mudar de dicionário de apoio!

5 comentários:

MysterOn disse...

Apenas para deixar um obrigado pelas reflexões e pelas fotos! Os seus passeios permitira-me recordar passeios meus e reflexões parecidas ou até em certos casos muito diferentes! NYC é uma cidade única sem dúvida! A ONU de facto inspira mas por vezes (mais do que seria desejável), vai desiludindo, pelo menos a mim, como membro activo (temporário) de tal organização desiludiu...

Um abraço!

Fernando Samuel disse...

Com que então, já cá estás!
Sabes o que de te digo?: ainda bem que voltaste...

Um abraço grande.

Sérgio Ribeiro disse...

MisterOn - De nada... Tive muito gosto (e vou continuar) a deixar reflexões. Que gostaria de mais partilhadas... "ou até em certoas casos muito diferentes".
Nas NU apenas estive numa visita como integrante de uma delegação do PE. Agora esta visita a NI foi outra coisa... foi à cidade e no seu viver, no seu pulsar. Pouco tempo, mas vivóvelho!
Fernando Samuel - Pouco mais de uma semana nem férias se pode chamar! de qualquer modo, ainda bem que cá estou... como se de cá não tivesse saído uma hora.
Abraços

samuel disse...

Uma espécie de "aqueles que por obras valorosas/se vão da lei da morte libertando"... só que, nestes casos, as "obras" foram compradas a terceiros e aquilo de que se querem "livrar" é do que fizeram em vida... que por vezes pesa como chumbo.

Abraço.

Justine disse...

Apesar de magnífico o de NY, ainda gostei mais do de Bilbao. Refiro-me aos edifícios.
E gostei das tuas reflexões sobre os museus-objectos de arte!