sexta-feira, julho 10, 2009

Sinais...

Num momento (histórico) como este que vivemos, a reunião do G8 passa estranhamente desapercebida . O que é um sinal...

Os "8 grandes" (é daí que vem o G?, ou é de Grupo?) - Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Rússia, Japão - reuniram-se mais uma vez, em plena "crise económica" e nada se esperava e espera. Embora, com tudo que está por detrás, nos bastidores, muito se tenha jogado na reunião, e antes dela. Desde a vida privada (?) de Berlusconi até outros pormenores que fazem parte do baralho, em que os dois únicos "ases" que estão estáveis (ou são mesmo os "chefes" dos respectivos Estados) são Obama e Sarkosy.

O que achei significativo foi ter visto, na 1ª página do Le Monde de ontem, a grande evidência dada a Lula da Silva - em França e em reuniões com Sarkosy antes do G8 -, a afirmar - como a entrevista no interior confirma - que o G8 deixou de ter razão de ser no que respeita à economia.
É a força dos "emergentes", dos tais BRIC, sendo de recordar que um deles, a Rússia, está no G8, embora na posição de valer mais pelo que deixou de ser do que pelo que é, e está aquele país que já foi o emblemático "emergente", o Japão, que deveria servir de exemplo para o que dão as emergência na periferia do sistema capitalista. Embora, ou até porque..., hoje a situação seja bem diferente...

5 comentários:

samuel disse...

Independentemente das razões porque lá estão ou estiveram... fiquei mibilizado para a questão do "G".
Será de Gatunos? Ou como se diria mais a Norte, Gandulos? Será de Gandas ...... .. .... e cada qual pôe o que quiser?

Abraço.

samuel disse...

...desde que ponha o põe com til... querendo, claro!

samuel disse...

Digamos que o "mibilizado" também não ficou feio...
Se esta coisa de deixar de ver onde ponho os dedos alastrar igualmente à viola... aceito propostas para mudança de ofício. :-)))

Ah... e tambem acho que o G8 já não tem grande importância, mas enquanto o mundo não lhes disser isso, alto e bom som, eles continuarão a comportar-se como donos.

Abraço.

duarte disse...

ele é g8, g30 .... e até já houve(e há) g3. estou como o samuel G... de gatunos.
quanto aos países emergentes, esses é que vieram a mudar o panorama económico, e têm dado uma nova realidade que muitos desses ases(que jogam com dois baralhos), tentam assimilar e englobar...
abraço do vale

Justine disse...

Eu cá aposto em G de GANG!
(e vamos lá ver de que o Brasil é capaz...)