quarta-feira, outubro 07, 2009

As palavras não têm dono mas...

As palavras não têm dono!
Mas quando, em campanha eleitoral, uma força política usa palavras e frases como seu lema, deveria haver o pudor da parte de outras forças políticas de não as utilizar como se suas fossem, fazer delas seus emblemas. Que contra elas, palavras e frases, se argumente, é natural e desejável, que as adoptem e repitam, esvaziando-as ou desvirtuando-lhes o sentido, é inaceitável. Eticamente, claro.
A CDU não reivindica muita coisa em termos de campanha política. As palavras e frases que mais utiliza como suas não são vazias. Têm um conteúdo, um sentido, uma intenção. Não dizemos mudança, dizemos ruptura porque não queremos o tipo de mudança para que tudo continue com as mesmas políticas, denunciamos a alternância que nos governa há 33 anos, a nível central e local (PS, PSD e, às vezes, CDS), e apresentamo-nos como alternativa, lutamos em campanha eleitoral com os meios que temos mas a nossa luta não se esgota na "caça ao voto" e, por isso, afirmamos que a luta continua no quotidiano, e até acrescentamos que é contínua.
Pois somos surpreendidos com discursos de outros afirmando-se... alternativa, com papeis de outros que terminam... a luta continua!
Não somos donos de palavras nem de frases... mas isto é muito feio! São exemplos da postura "em política vale tudo" que se denuncia e veementemente se rejeita.
Dignificar a democracia, credibilizar a política. É urgente!
.

10 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Já o Obama usou a nossa palavra de ordem julgo que não intencionalmente. Quanto aos outros partidos acho triste para não usar um termo mais violento. Beijos e muito bons resultados.

joseluz disse...

Pela Ruptura que defende,com as politicas ao serviço do grande capital,como diz,está-se mesmo a ver e dado que é economista,que partipou nesta "preciosidade" de programa que tem como objectivos centrais e como grande prioridade atingir o pleno emprego e que passo a citar:"Um programa de Ruptura, Patriótico e de Esquerda,que contrapõe ás poiliticas económicas ao serviço do grande capital,uma nova politica de desenvolvimento económico ao serviço do país e que tem como objectivos centrais:O pleno emprego como a grande prioridade;o crescimento económico,pelo aumento significativo do investimento público e da eficácia e eficiência na utilização dos fundos comunitários,pela ampliação e dinamização do mercado interno,acréscimo das exportações,aumento da competitividade e produtividade das empresas portuguêsas e a defesa e afirmação do aparelho produtivo nacional como motor do crescimento económico."
Bom, só espero, é que os ACÇIONISTAS da France Telecom,não sejam informados deste programa,porque se forem estão sujeitos a serem contratados e a lista de suícidios aumentar vertiginosamente.
Já é dificil saber,quem está mais a direita,se você e o PCP,se os velhos revisionistas que destruiram o PCE,o PCF,o PCI,para já não falar da traição na União Soviética.
Quanto ao uso das mesmas palavras e frases,não são eles que estão a plagiar,é antes o PCP que já se incorporou no sistema há mais de 53 anos e copia aquilo que a burguesia capitalista há muito defende e quer.

joseluz disse...

Os "ratos" em face do desaire eleitoral do PCP,começam a perder a "confiança" e a abandonar o "navio".
Desta vez e a exemplo do social-democrata José Saramago,foi apenas o secretário geral da CGTP, Carvalho(Chora)da Silva,que foi esperar o ex-ministro e presidente e agora candidato da cãmara de Lisboa,grande democrata e homem de "esquerda" do P"S" também de "esquerda" e diferente do P"SD",segundo J.de Sousa,para tomar uma "bica" e lhe dar o seu apoio,para bem da UNIDADE da "esquerda",não podia ser por menos!?...Quem será o "comunista" que se segue?
Engraçado foi ver a imbecilidade de J.de Sousa,a querer justificar o injustificável da posição de Carvalho(Chora)da Silva,com a mensagem que este lhe enviou.
Que tristeza,desgraçado proletariado que alimenta ilusões e militantes que pensam e consideram ainda este,o que é mais grave, um partido para a revolução e para construir o socialismo.

amigona avó e a neta princesa disse...

Que tristeza os anónimos que aqui passam e vociferam as besteiras que aqui deixam!
Ainda não percebeu...mas também não vai perceber...

amigona avó e a neta princesa disse...

Um abraço Sérgio(outro do Quintas)...

aferreira disse...

-Eu Tinha um vizinho que já faleceu coitado; teimava em inverter todo um dia apareceu na rua com os sapatos calçados nas mãos e ainda por cima trocados, e as luvas calçadas nos pés. - sofrerá o sr. joséluz, do mesmo mal. Coitado!

Sérgio Ribeiro disse...

A vinda a este blog do leader do pcp-jl (leia-se joseluz) apenas nos deveria honrar, e há amigos que reagem mal...
O que vale um PCP, de massas, com militantes, uma organização, de células, de freguesias, de concelhos, regionais, um Comité Central, organismos executivos quando há um Zé (dimunitivo de jose) que tem a Luz?
Abandonemos estudos, trabalhos, reuniões, encontros, conferências, discussão colectiva, o tal centralismo democrático, militância, e sigamo-lo.
Ele é que sabe, o joseluz e o seu partido, de que é o único miltante (talvez tenha havido mais mas, depois, "dissidiram" e cada um fez o seu partido... para terem unanimidade!), que é a organização, de que é o secretário-geral, o leader, ele é que tem os livros, ele é que tem a revolução no bolso. Sigamo-lo!

Agora a sério: não percamos tempo com josesluzes.

jose luz disse...

A sua "resposta" ao meu comentário,não merece um novo comentário,ficará aí a consideração dos seus amigos e leitores,só espero é que não produza muitos textos e os deixe aí estar um pouco mais.
Compreendo a sua dificuldade, mas os tempos que correm não lhe serão nada favoráveis,trate de arrepiar caminho e vire a esquerda,caso contrário acabará como a maioria dos revisionistas

Anónimo disse...

Não percebo a persistência do PC e seus prosélitos em acreditar que ainda é possível a Fenix renascida das cinzas. Sonhos e ilusões cada tem os que quer. Basta recordar o tempo do "Sol da Terra" para perceber que a ilusão jaz inglória na tragédia da história. É preciso estudar o que se passou nestes últimos sessenta anos e tirar conclusões, porque a história não esquece nem perdoa.

Zambujal disse...

O anónimo não percebe não sei o quê da Fénix? Problema dele...
Cá por mim, nem conheço a Fénix.