quinta-feira, outubro 29, 2009

As "redes" e a desocultação das faces

Os nomes e as faces eram conhecidos. Sabia-se da "rede". De repente, a(s) notícia(s). E tudo acontece após as eleições. Os "casos" e os despedimentos colectivos....

As situações sucedem-se. Há cruzamentos e "carreiras" político-empresariais que quase definem um comportamento geracional.

Depois, há silêncios. Ensurdecedores, como há quem goste de dizer, jogando um pouco com as palavras.

Acontece que, de vez em quando, irrompem redes e "faces ocultas" (ou semi) ficam a descoberto porque foram violadas regras que se deveriam auto (e altero) impor para que se pudesse con-viver.

Haverá quem estranhe, face à informação que se tornou avassaladora. Mas como estranhar os excessos de corrupção num sistema por natureza corrupto?

E é o sistema - de valores, de regras, de con-vívio - que é posto em causa. Efemeramente, embora esteja sempre em causa. Efemeramente porque se privilegia o próprio sistema, se (re)ocultam os excessos, que só excessos são, e que, por só excessos serem, revelam a natureza do sistema.

Por isso, é preciso impedir que se vá ao fundo dos casos. Se há faces desocultadas, necessário se torna - ao sistema - que elas ocultem a razão por que existem, que se arranje (se necessário se tornar...) um ou outro "bode expiatório" para que siga a dança depois de localizada e cauterizada a "culpa"...

Até um dia!

7 comentários:

Manuel Rodrigues disse...

Dizes bem Sérgio: "...até que um dia". E um dia virá (e juro que o digo sem premonitório sentido religioso) em que as faces ocultas se desocultarão até ao mais profundo de si mesmas: quando se tornar claro para as massas que um sistema que assenta a sua natureza no roubo da força do trabalho só tem solução, superando-se. E esse dia virá, por mais que o capital, por natureza corrupto (e gerador de corrupção), o tente impedir. "E reforçai, reforçai as sentinelas!"

Antuã disse...

Onde há Vara há porcaria.

olga disse...

A manipulação dos órgãos de comunicação social mantém-se activa e deturpação de factos e nomes faz sempre parte da ordem do dia.Tão fácil que é passar a informação que se quer para milhões de pessoas que apenas precisam de carregar no comando da TV lá de casa.
Claro que se esperava que após a torrente eleitoral viessem, novamente, os despedimentos e os escândalos com as caras já bem conhecidas de todos, mas quem esperava são sempre os mesmos, os suspeitos do costumes, aqueles que continuam a lutar e acreditar que sim é possível, os outros...os outros acreditam apenas no que a TV, os jornais e a rádio dizem, porque se estes estão a dizer é porque é verdade!! E lá vamos nós passar por mais uma legislatura que leva o país ao rubro, à rua em manifs de descontentamento e depois afinal a tradução disso é que neste país não se passa nada e uns mesitos antes das eleições limpa-se bem limpinha a imagem dos "meninos" todos, ah e tal vamos reciclar os ministros e pronto, já está, problema resolvido.

PS:desculpa lá o testamento :)

Hugo disse...

Pois é, voltámos ao "habitué", passadas as eleições e depois de legitimamente escolhidos pelo povo, eles redireccionam as suas influências, os seus interesses e os seus "negócios". A verdade é que todos nós vemos e ouvimos o que "eles" têm feito ao longo de 3 décadas, todos nos queixamos porque "eles" são corruptos, não defendem os trabalhadores, os pobres, os desempregados, não. Mas quando chega a altura de escolher/votar mantém-se todo na mesma. ou melhor cada vez pior.
RUPTURA E MUDANÇA precisa-se

Hilário disse...

O que eu acho piada, que não tem piada nenhuma, é que estes casos só aparecem a seguir às eleições.
Porque será?

Fernando Samuel disse...

As faces ocultas são tantas e andam por aí tão à vista que já são rosto visível do sistema.

Um abraço.

Rosa dos Ventos disse...

É tempo de dizer:
- BASTA!
É tempo da JUSTIÇA ser célere!
E estes casos não surgiram só depois das eleições, outros semelhantes também surgiram antes.
Surgem muitas vezes e ficamos sem saber como vão acabar!...

Abraço