quarta-feira, outubro 28, 2009

A banalização das tragédias

Com a regularidade metrónoma, as notícias sucedem-se com o número de mortos no Afeganistão. Ontem foram vinte e tantos soldados dos Estados Unidos, anteontem de outra nacionalidade, hoje são seis funcionários das Nações Unidas


Afeganistão
Ataque talibã mata seis funcionários da ONU
por Lusa Hoje

Estes são os títulos. Porque, por cada título destes, com o número e as nacionalidades ou multinacionalidade das vítimas, há um sem números de mortos entre os afegãos, e muitos muitos da população civil, crianças, mulheres, homens sem etiqueta talibã, como os próprios títeres-responsáveis locais já começam a achar exagerado.
É uma extensão do boletim metereológico (ou do andamento das bolsas com maiúscula), e vão chegando dados do que se passa no Afeganistão, com a banalidade da necrologia.
Mas a banalização é impossível. A "guerra certa" de Obama, sem que as não-certas tenham acabado antes alastrado ou recrudescido, no Paquistão e noutras paragens, todas as guerras assustam, e mais assustam quando se homologa o que está a acontecer com a outorga do Prémio Nobel da Paz a Obama e se ouve o coro dos "obamanos" a cantar partituras de tragédias gregas como se estivessem num palco da Broadway a dar ambiente sonoro a uma comédia musical.
.
Os talibãs mataram, hoje é a notícia, 6 funcionários das Nações Unidas. Os talibãs, essa criação do imperialismo para expulsar os soviéticos do apoio a um governo que pedira auxílio.

Cria corvos, terás por eles os olhos arrancados!


14 comentários:

Fernando Samuel disse...

Que os corvos comecem rapidamente a sua tarefa história, é o que desejo...

Um abraço.

Maria disse...

... e que seja um grande repasto...

Beijo

Anónimo disse...

Muito interessante, a pungente e admirável observação histórica de que "os talibans é uma criação do imperialismo para expulsar os soviéticos que estavam lá a prestar ajuda a um governo que tinha pedido o seu auxílio".
Eles, os soviéticos, é que mereciam terem ganho o prémio Nobel da paz.

Nelson Ricardo disse...

Taliban é um conceito que funciona como um saco onde se mete tudo o que combate o imperialismo. Desde os fundamentalistas islâmicos aos patriotas que viram as suas nações arrasadas pelo interesse capitalista.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Também acho. Os soviéticos ganharam a guerra tenebrosa de Hitler. As suas intenções não eram conquistar mas ajudar quem precisava e pedia auxílio, Como meter isto na cabeça de quem teima em não aceitar? Beijos

Sérgio Ribeiro disse...

Observação à parte.

Há aqui uma grande confusão com isto da atribuição dos Prémio Nobel da Paz.
É tudo uma questão de tempo...
Em tempo, os talibãs-corvos deveriam ter recebido o PNP quando "faziam a paz" contra o governo afegão apoiado pela URSS, e não (ou talvez sim) a URSS que apoiava o governo do Afeganistão; hoje, recebe o PNP quem se instalou no Afeganistão e instala os governos-títeres, e têm de "fazer a paz" contra os talibãs que criaram, e que lhes vão comendo os olhos.
Disse confusão? Parece-me muito claro...

Hugo disse...

A manipulação da opinião pública continua.
Os mortos ou feridos talibans, ou por exemplo palestinianos, cívis, crianças, mulheres, inocentes, esses quase nunca são mencionados. Esses parece que não contam nem ninguém lhes dá a devida importância, infelizmente.

cumprimentos Dr. sérgio Ribeiro

afonsomanuelgonçalves disse...

Comparar a 2ª guerra, em que os soviéticos foram barbaramente agredidos pelos nazis e não fizeram mais do que defender-se com grande heroísmo desse monstro, com a intervenção no Afeganistão, em Praga e em Budapeste é meter a cabeça na areia e não querer ver a grande diferença que existe entre uma coisa e outra.

Joseph disse...

Sem dúvida!
Os imperialistas americanos andaram chocar os ovos da serpente: os talibãs...
Amanhem-se; quem bem faz a cama nela se deita...
Só falta o Mundo dizer a Verdade das verdades:
"Atrás de mim virá quem de mim bom fará".
Os Soviéticos verão reconhecidos os esforços de solidariedade no Afeganistão.

Fel de cão disse...

A crueldade está, não só nesta como em todas as guerras, em todo o sofrimento, mortes,todo o género de horrores inimagináveis ...mas também no silêncio, conivente, de milhões de pessoas, de países e continentes inteiros. Os que atiram pedras a Saramago por falar nos "Crimes" do Antigo Testamento estão silenciosos e dormem em paz...em nome de quem? porquê?

samuel disse...

Nem todas as "criações" são tão fáceis de assassinar como o tresloucado Sadam Hussein. Os "taliban" são muitos...

Abraço.

Unknown disse...

Os talibans ou a resistência nacional afegã?...o que é que está a incomodar mais os americanos (e os seus aliados da NATO): as forças obscurantistas que os próprios americanos ajudaram a criar (para combater os infieis soviéticos) ou as forças patrióticas e progressistas que os soviéticos foram ajudar (a pedido de um governo legítimo)?... Seja como for, os americanos (e os seus aliados da NATO)não esperavam esta resistência. "Saiu-lhes o tiro pela culatra". Por este andar, um dia destes, ainda vamos voltar a ver os americanos ao lado dos taliban para combater os infieis progressistas afegãos. Querem apostar?...

Justine disse...

E entretanto, no meio de criações, confusões e impunidades, vão morrendo inocentes, em nome de quê?? Da paz de quem?? Da paz para quem??

Sérgio Ribeiro disse...

Bem visto, Manuel, e subscrevo!
Assim como os outros comentários, apesar de algumas coisitas por esclarecer... mas nunca tudo está esclarecido.

A todos, obrigado pelos contributos para a reflexão.