segunda-feira, outubro 12, 2009

Chegou ao fim!

Chegou ao fim um ciclo eleitoral. Ficaram definidas as condições institucionais em que vai prosseguir, pelo tempo que for, a vida... colectiva. Que não se esgota, bem pelo contrário, no plano institucional.
Amanhã, tudo continua! Sobretudo a luta.
Só três "notas". Por razões pessoais e de proximidade (também afectivas).
(e por ordem alfabética):
  1. Alpiarça - Esta vitória esperava-se, e por ela se lutava depois de três mandatos em que a Câmara Municipal desta terra, verdadeiro símbolo da resistência ao fascismo, não foi maioritariamente da CDU. De 2005 para 2009, a CDU passou de 1.562 votos e 36,35% para 2.185 votos e 49,67%. É obra!
  2. Marinha Grande - Receava-se, com o final que teve a campanha, o que aconteceu. Receava-se... mas esperava-se que não, e menos ainda depois de ter estado na bela festa de encerramento, de 6ª feira. Mas, repare-se, perdeu-se a Câmara, também simbólica, passando de 6.480 votos e 38,74% para 6.467 votos e 36,09%, quando nestas eleições apareceu um novo grupo de "independentes", com apoio "estranho" e muito "oportuno" e que obteve 1.039 votos e 5,8%.
  3. Ourém - Que dizer? Na "minha terra", a CDU consolidou eleitorado no quadro de uma disputa bi-polar quase demencial, em gastos e outros esforços, com procurada "secagem" do que não fosse PSD e PS, e conseguiu-se (subindo 44 votos embora perdendo 0,38 pontos percentuais) o objectivo de manter o mandato numa Assembleia Municipal que terá uma importância e intervenção bem diferente por ser de maioria PSD em executivo PS, que conseguiu desalojar o PSD do "poleiro" em que este parecia instalado, e ainda conseguiu a "surpresa" e "novidade" de um mandato numa freguesia, verdadeira "lança na Ribeira do Fárrio", resultado de querer e de confiança. Um exemplo!

9 comentários:

GR disse...

Chegamos ao fim de mais uma Luta, porém, o trabalho continua por fazer.
Surpresas, tristezas, por vezes até, grande irritação.
Amanhã viramos a página e continuamos o trabalho, sempre diário, cheio de força e vontade.

A Luta Continua!

Um grande bj,

GR

Maria disse...

Também houve exemplos em Óbidos!!!
E como hoje estou de abraços, abraço-te...

samuel disse...

Pena... que manobras sujas, voto útil e esta nova praga dos trânsfugas, não nos deixem festejar o que desejaríamos, mas cada caso é um caso, com a sua história e explicação. Há muito, portanto, para festejar e muitíssimo para fazer.

Abraço.

toulixado disse...

Então aqui vai mais uma "nota":

Carvalho da Silva conseguiu a maioria absoluta para António Costa ao mesmo tempo que arrebatou um mandato à CDU. Bem pode juntar-se àquele independente da Marinha Grande ou àquele outro de Sines.

Anónimo disse...

Ontem, de vez em quando, alguem dizia: " a luta continua" e outro acrescentava "contínua".
Porque é assim mesmo.

Campaniça

Graciete Rietsch disse...

Não posso deixar de estar triste. Tanta luta tanta prova provada!!!!!! Alianças espúrias traições tudo contra nós. Quando vai acordar este Povo!!!!!
Beijos trites.

Justine disse...

O trabalho vai ser diferente neste novo quadro, mas a finalidade vai ser a mesma: lutar por condições de vida mais dignas e mais justiça social.
Mas agora, um pequeno descanso:))

Anónimo disse...

Mesmo não vivendo em Ourem,quero enviar um abraço a todos os Ourienses.Espero que Consigam trabalhar para uma vida Social melhor para todos.
Um grande Abraço para Si Dr. Sérgio o amigo de sempre !!!
Amélia do Zambujal.

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, Amélia, pela sua mensagem. Quando aparecem pela nossa terra?
Saudades