sexta-feira, outubro 30, 2009

Econom$a versus Economia

Escreve Fernando Samuel, em ocravodeabril:
"(...) Temos, ainda, um tal «Camilo Lourenço, economista» - cujo nível salarial desconheço mas que, pelos sinais exteriores do discurso, não é difícil adivinhar que é dos chorudos.
Diz ele, o «economista»: «Não é preciso ser doutorado em economia para perceber que em 2010 os aumentos devem ser nulos. Se o custo de vida não sobe, não faz sentido nenhum aumentar os salários».
Pois não, «não é preciso ser doutorado em economia»: basta ser «Camilo Lourenço, economista».
Por mim, se pudesse decidir nesta matéria, punha o economista Lourenço a salário mínimo nacional durante um ano - assegurando-lhe, ainda, três meses de salário em atraso."
.
Subscrevo inteiramente! Faz sentido. Mais: seria uma boa lição de... economia, da dos Camilos Lourenços e quem eles servem.
E esta leitura fez-me lembrar que sou... doutorado em economia. É é de outra economia. Da que assenta em três pilares: necessidades, recursos, trabalho! Não da que assenta em outros pilares: dinheiro, acumulação de capital, exploração do trabalho.

5 comentários:

samuel disse...

Não chamaria bem pilares aos segundos... talvez mais grades, algemas, chicote.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

E aos que dizem que as pessoas preferem viver do rendimento mínimo a trabalhar, eu até lhes concedia essa regalia e ainda os deixava fazer uns trabalhitos por fora para que os dias não fossem tão monótonos!!!!!!!!!!!!!
E às vezes ouço isso de pessoas bem necessitadas. A ruptura com estas políticas infames que nos têm governado também terá de ser didáctica e tentar chegar às mentalidades. O grau de analfabetismo e a falta de cultura geral e política são muito culpados. Portanto será necessário que o ensino e as escolas tomem rumos diferentes e melhores apoios. Um abraço.

Justine disse...

Ainda ontem passou aqui em casa um casal vítima dessa tal economia: ele com 3 salários em atrazo, ela a querer remediar isso indo trabalhar para uma fábrica que nem contrato lhe quer fazer...
De facto não é preciso ser economista para perceber que eles não tarda estão a passar fome.

Rosa dos Ventos disse...

Eu que nem tenho uma aposentação choruda, mas razoável no contexto em que vivemos, proponho-me viver um mês com o ordenado mínimo!
Juro que vou experimentar!

Abraço

Antuã disse...

Porque é que o Lourenço teima em escrever camelo com i?