segunda-feira, outubro 12, 2009

Na manhã do dia seguinte!

Na manhã do dia seguinte. De ressaca. Com a boca a saber a "papeis de música". Com um amargo desagradável que não há dentífrico que lave.
Sinto-me incapaz de começar de novo - e com a vontade de sempre, desde há 50 anos anos - sem verter para aqui um pouco deste sentir.
Não vou insistir nos objectivos alcançados, e aqui ultrapassados, não vou ironizar com o silêncio da comunicação social que ouVi, noite adentro sobre o PCP/CDU ser a 3ª força, quando o ter deixado de o ser nas europeias e nas legislativas foi tema rebarbativo, não vou animar-me - e quanto! - com a reconquista de Alpiarça e resultados positivos de outros lugares.
Na lufa-lufa de receber dados, de os trabalhar, de fazer cálculos apressados e imprecisos, nem ouvi o camarada Jerónimo, e hoje, antes de aqui me sentar a deixar o "balanço" trazido do sono curto e mau, não o li. Só vou lê-lo, e confirmar resultados, depois de clicar publique-se.
.
Antes de tudo, do beijo na companheira, do pequeno almoço, antes de tudo tenho de dizer de Beja, de Aljustrel, de novo da Marinha Grande, da Horta, de perda de vereadores e de freguesias. E do amargo de boca que sinto.
Sei dos preconceitos, sei do rolo compressor (pesado e caríssimo... com o nosso dinheiro), sei da falta de escrúpulos, das batotas e até de bem pior, que o ambiente que vivemos aceita como... normal, sei que alguns destes casos têm razões e números que os explicam quase os tornando inexplicáveis, sei disso tudo. E é sabendo disso tudo, e sabendo isso tudo, que aqui estou a escrever estas últimas linhas, antes de retomar a luta, de começar o(s) dia(s) seguinte(s).
Com uma saudação fraterna, que aqui fica e fecha este texto, para quem, onde quer que tenha sido, nas condições que sabemos, lutou, deu tudo o que tinha (e às vezes mais...) e está exausto e, pior, abatido com os resultados. Não há que o negar. Há que levantar a cabeça, procurar razões que são nossas e onde estão e, nas novas condições, continuar a luta para conseguir o que sempre soubemos não ser fácil mas que é nosso!
Às vezes, apanhamos como que um chapada de sol ou ou bátega de chuva, a dizer-nos o tempo que faz e como é a vida.
Força, camaradas.

13 comentários:

Rui Silva disse...

Hoje acordei, abri a janela, inspirei bem fundo e disse: "É bom viver em Almada".

Quanto ao resto, é preciso é força.

Parabéns aos camaradas de Beja, pelo reforço da votação (foi preciso a direita desaparecer, para um PS ultra-reaccionário, como acontece no Alentejo) meter a pata em Beja. O mesmo em Aljustrel, concelho que apesar de tudo votou maioritariamente CDU nas dois actos eleitorais anteriores.

Parabéns aos camaradas de Sines e da Marinha Grande, que lutaram contra tudo, incluindo contra a mentira e a calúnia.

A luta continua.

Sérgio Ribeiro disse...

Olha, camarada: Hoje, acordei do pouco e mal que dormi, saltei para o pátio, apanhei uma chapada de sol, respirei fundo como tu e senti: "É bom viver aqui! É a minha terra, é a minha gente... ah! tanto trabalho para fazer!"
E como gostaria de ter acordado em Almada ou em Alpiarça!
Um abraço

jose luz disse...

Não DESANIME Sérgio,nem contagie os seus amigos e leitores com o seu desfalecimento,a vida é feita de vitórias e derrotas e a luta de classes não foge há regra e o pior que nos pode acontecer nestas situações é não conseguirmos aprender com os erros e com as propostas que fazemos e infelizmente as declarações de ontem de "J de Sousa" vão neste sentido.
Só espero que cumpra a intenção, de saber quais as "razões" de tais desaires e derrotas consecutivas e que vejamos o PCP num futuro próximo a comportar-se como um partido revolucionário e comunista.
Longe de mim a ideia de querer ser a sua "LUZ" no entanto, desejo-lhe o maior dos exitos as suas INTENÇÕES

Graciete Rietsch disse...

Continuemos a luta. "A vitória é difícil mas é nossa"
Um beijo

Anónimo disse...

O teu post, longe de me desanimar ou desfalecer, fez-me bem. Fazes uma análise lúcida e muito humana.
Nós somos Razão, Emoção, Nervos e Sonhos e por isso lutamos com entusiasmo num "tabuleiro" minado por batoteiros e até falsos amigos.
Quanto ao discurso do camarada Jerónimo, amanhã na reunião do CC irás (penso eu) fazer a sua devida apreciação e de outras coisas também. Do que ouvi, achei que fez uma análise correcta. Claro que há sempre aqueles que, à semelhança dos piratas do século XIX, usam falsos faróis para tentar conseguir atirar alguns navios contra as rochas. Talvez, quem sabe, para ficar com os despojos.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar o comentário que fala em piratas. Sou eu, a Campaniça

Anónimo disse...

Adormeci triste... e acordei pior.
Onde vivi 28 anos, a CDU perdeu. Fique sem chão, sem ar, sem força, a tremer qd comecei a contar os boletins brancos. Não era possível! Mas foi. De maioria absoluta passamos p uma força minoritária: PS - 5 mandatos, CDU - 3.
Povo ingrato, é o q me apetece dizer! E agora como vai ser...vale de Cavalos?

Sérgio Ribeiro disse...

Meus caros, tudo o que é escrito pode ter várias leituras. Do que está escrito, do que que se quer ver implícito. Cada escriba é ume só um é, cada leitor é um e podem ser muitos.
Não estou nada desanimado! Bem pelo contrário. E o que escrevi, está escrito. Assim!

Anónimo disse...

-Há qualquer coisa que não bate certo.
-Depois de desastre social que o neoliberalismo e seus defensores / aplicadores, conduziram os povos, estes parecem querer mais.
- Há qualquer coisa de estranho nisto tudo.
-Bem, só uma forma de saber é continuar a luta.
a.ferreira

Maria disse...

Os (poucos) amargos de boca que tive ontem à noite foram, em parte, adoçados por saber que em Óbidos (que campanha!!!) metemos 3 eleitos, sendo um na Assembleia Municipal.
É lá que vou festejar...

A leitura dos números tem de ser feita com tempo, e tentar perceber algumas coisas. Que podem pontualmente enervar-me, mas não me tiram a capacidade de sonhar...

Um abraço

Carlos Vale disse...

Como eu te compreendo,camarada.
Mas sei, que já hoje, estamos a dar passos para enfrentar as lutas que temos pela frente.
E, ainda tive forças para dar um salto com a reconquista de Alpiarça. Gostei.
Um grande abraço.
Carlos Vale

Anónimo disse...

É a primeira vez que escrevo neste sítio, apesar de o acompanhar ha algum tempo. Depois de contados os votos aqui na minha terra, o Seixal, comemorámos noite fora o importante reforço das nossas maiorias. Mas tenho que confessar, que esse amargo que falam me ficou na boca depois de ver o que se passou noutras terras. Apanhou-nos a todos de surpresa, mas não pode haver espaço para desanimar. Nestas alturas vêm sempre os coveiros do costume decretar o definhamento irreversível do partido. Que pena que não viram por exemplo o resultado da mesa onde votei, a dos eleitores mais jovens, onde a CDU teve mais votos que as outras forças juntas. Mesmo que tivessem visto continuariam cegos - está-lhes no sangue!
Um abraço, Rui

olga disse...

Apenas hoje consegui recompor-me mais ou menos do amargo que senti na minha freguesia depois de uma campanha 5 estrelas...A melhorar essa situação só a satisfação de tirar maioria absoluta à Rosinha em VFX que terá de repensar a sua forma de governar pois tem apenas 4 eleitos contra 3 CDU e 3 PSD ;) não é o resultado ideal mas o possível.
Antes de mais um grande abraço para todos os camaradas e amigos que sairam vencedores destas eleições e um ainda mais especial, e cheio de força, para os que ainda não foi desta...