sexta-feira, dezembro 02, 2011

O Reino Unido também é Europa - 1

Por aqui, tem-se insistido nesta tecla de que o Reino Unido também é Europa. É porque é, mas também porque faz parte dessa associação de Estados-membros a que, abusivamente, se chama "Europa", colocando nós as devidas aspas.
Depois de ter feito parte de outra forma de associação, a EFTA (mercado livre para produtos industriais, Tratado de Estocolmo, de 1959, que Portugal também assinou), em 1972 o Reino Unido (com a Irlanda e a Dinamarca - 1º alargamento) juntou-se à CEE, como então se designava a tal "Europa" .
Porque se lembra isto? Porque a tal "Europa", desde o final do século XX, agora com 27 membros, parece esquecer-se que o Reino Unido é um desses 27 membros. Assim numa espécie de situação em que há sócios que são sócios que estão de pé e sócios que não são sócios que estão sentados...

Para os Estados-membros-fundadores - Alemanha (RFA), Bélgica, França, Holanda, Itália, Luxemburgo - e (mais ou menos, ou quase) a Espanha, a "Europa" é deles e os outros são sócios que não são sócios e estão sentados. E as cadeiras estofadas estão reservadas para os da "zona euro"... mas não para todos. E as molas estão a rasgar os veludos.
Embora desde sempre o tandém Alemanha(ao princípio RFA)-França se apresentasse como o informal directório que reunia antes, isso está a voltar, e com laivos de escândalo.
Por outro lado, as economias italiana e espanhola são ditas a 3ª e a 4ª economias da "Europa", e tudo se joga na manutenção/transformação do euro "à maneira" franco-germanófila. O resto parece ser paisagem mais ou menos periférica...ou "porca". E, nesta paisagem, avulta o Reino Unido. porque é da U.E., não é da "zona euro", tem ligações sempre privilegiadas com os E.U.A., e é uma economia dita forte.
Além disso, depois das recentes perturbações nas ruas, está com dois milhões de trabalhadores em greve. O que se faz por esquecer. Mas trata-se de um "pig" demasiado grande.

4 comentários:

Carlos Gomes disse...

Tal como até aqui a adesão à UE era afirmado como sendo algo de irreversível e a possibilidade de sair um assunto tabu, chegou agora a vez de se questionar o eventual fim do euro e o regresso às moedas nacionais. Uma vez mais, propaga-se a ideia de que sair do euro é algo de impensável, representaria uma catástrofe inimaginável e seria a nossa desgraça... mas ninguém explica porquê!

Graciete Rietsch disse...

Alemanha e França preparam-se para dominar a Europa.
Esse pesadelo já existiu, vindo da Alemanha, com um pequeno auxílio colaboracionista da França.

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Falar, falam, mas o porquê só os "iluminados" sabem.Decerto, muitos de nós,Povo, também nos vamos apercebendo.
Será que Alemanha e França se preparam para dominar a Europa?

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

Porquê dois comentários Idênticos? Será da raiva ou da idade?

Um beijo.