sexta-feira, dezembro 02, 2011

O Reino Unido também é Europa - 2

No avante!, o que se passa no Reino Unido está, e acertadamente, na secção Europa, que se destaca da Internacional.
E está lá, na edição de ontem, "isto" que deve ser lido e reflectido (como tudo o resto que o tempo permite):

Europa

Dois milhões de britânicos hoje em greve

Mais de dois milhões de trabalhadores britânicos do sector público cumprem hoje uma greve que afectará boa parte da actividade económica do Reino Unido. Numa tentativa de intimidar e desmobilizar os grevistas, o governo conservador-liberal afirmou que a greve poderá custar cerca de 500 milhões de libras (582 milhões de euros) e causar a perda de empregos.

Em tom de ameaça, o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Francis Maude, afirmou, dia 24, que «se perdermos uma boa parte da produção é difícil ver como é que isso não se traduzirá em perda de empregos».

O exercício foi de imediato desvalorizado pelo secretário-geral do Trades Union Congress (TUC), Brendan Barber, qualificando-o de «fantasia económica»

A poderosa estrutura, que representa 58 dos principais sindicatos do país, esperava uma adesão massiva à paralisação, que deverá afectar escolas, hospitais, aeroportos e a generalidade dos serviços públicos.

4 comentários:

cid simoes disse...

Os trabalhadores britânicos têm uma palavra a dizer. Lembro com emoção a grande luta dos mineiros nos tempos da tal dama de ferro, hoje enferrujada.

GR disse...

Foi uma grande Greve Geral.
Há Trabalhadores que sabem que só lutando se consegue.
Dois Milhões em Greve!!!

BJS,

GR

Graciete Rietsch disse...

2 milhões em greve, apesar das ameaças.
Uma lição.

Um beijo.

Olinda disse...

Uma greve colossal."Isto" anda tudo a mexer.Isto vai...