quinta-feira, outubro 18, 2012

OUTRA INFORMAÇÃO - na República Checa...

Comunistas checos
são segunda força
Mudança à vista

O Partido Comunista da Boémia Morávia (KSCM) alcançou um resultado histórico nas eleições regionais, realizadas dias 12 e 13, em simultâneo com a primeira volta do escrutínio de um terço do Senado.

Já com praticamente todos os votos contabilizados, os comunistas checos obtiveram a maior votação de sempre a nível regional, desde que este sufrágio foi instituído em 2000. Em comparação com a eleição de 2008, o KSCM passou de 15,05 por cento, 114 eleitos, e 438 024 votos (terceira força eleitoral) para 20,44 por cento, 182 eleitos e 538 953 votos.
Este poderoso avanço foi obtido à custa do enfraquecimento dos dois principais partidos, CSSD (sociais-democratas) e ODS (conservadores) actualmente no poder, que perderam juntos 153 lugares e 23,55 por cento dos votos.
Particularmente acentuada foi a descida dos conservadores que passaram de 23,27 para 12,29 por cento, enquanto os sociais-democratas baixaram de 35,85 para 23,58 por cento.
O progresso eleitoral dos comunistas traduziu-se ainda na conquista de duas das 13 regiões do país, Karlovy Vary e Ústí nad Labem, ambas situadas na Boémia. Por seu lado, os sociais-democratas venceram em nove regiões, enquanto os conservadores apenas conseguiram manter a região de Pilsen, ficando ainda Liberec nas mãos de uma formação regional (SLK).
Nas eleições para o Senado, câmara alta do Parlamento, que decorrem em duas voltas, os comunistas têm 12 candidatos apurados, quatro deles em posição de liderança, os conservadores contam com dez candidatos na corrida, dos quais cinco venceram a primeira volta, havendo 23 candidatos sociais-democratas, 11 deles vencedores. Os nove restantes (com cinco na liderança) distribuem-se por pequenos partidos e coligações.
Na segunda volta para o Senado estão em disputa 27 dos 81 lugares daquele órgão.
Os resultados mostram uma severa punição do governo conservador, liderado por Petr Necas, responsável por cortes orçamentais antipopulares e desacreditado por vários escândalos de corrupção.
A fraqueza do actual executivo foi de resto reconhecida pelo presidente conservador Vaclav Klaus, que fez saber, no domingo, que considera o resultado da eleição «tão claro, inequívoco e compreensível que não requer nenhuma interpretação complicada». Segundo o seu porta-voz, Klaus está «convencido de que todos compreenderam o resultado e que todos retiraram as suas conclusões para si próprios».
As palavras do chefe do Estado prenunciam a queda do governo de Necas, cuja demissão já foi pedida pelos sociais-democratas.

em avante!
também (e muito bem!) aqui,
em o cantigueiro

(já leram isto noutros lugares?)

6 comentários:

Pata Negra disse...

São sinais de esperança que dão ânimo à nossa luta.
Um abraço em campanha

Graciete Rietsch disse...

Será que começam a ver o que perderam?

Um beijo.

trepadeira disse...

Se fosse possível ler em qualquer outro lado,diriam que os eleitores estão enganados pois,coitados,eles não sabem o que é o comunismo.
Sabem e podem fazer comparações daí o resultado,não fora a poderosa máquina de propaganda do capital e os resultados seriam bem melhores.

Um abraço,
mário

samuel disse...

Claro que os "todos os jornais" de que falei, não poderia incluir o "Avante".
O "Avante" não é como todos os jornais! :-)

Abraço.

Olinda disse...

Ontem,ä noite,revisitei o Cantigueiro e,apanhei esta notîcia.Fiquei agradävelmente surpreendida,enfim uma boa notîcia,neste momento ârido que atravessamos.Ainda hâ pouco tempo,andavam em cruzada anti-comunista,mas as proibicoes teem sempre efeitos contrârios.

Bjo

Eduardo Baptista disse...

Por alguma razão o Avante informa o que os outros escondem.
Felizmente há muita coisa que os grupos económicos que tentam esconder nos jornais e televisões que dominam, mas os malandros dos comunistas estragam-lhes o segredo.
Neste caso, também os comunistas checos estão a estragar a publicidade enganosa que há anos vêm fazendo, das virtudes do capitalismo.
Abraço