terça-feira, dezembro 12, 2017

PELA PAZ E PELO DESARMAMENTO

CPPC realiza Assembleia da Paz
e sessão pública pela proibição das armas nucleares
O Conselho Português para a Paz e Cooperação promove no próximo sábado, 16 de Dezembro, uma sessão pública sobre a paz e o desarmamento, inserida na campanha «Pela Paz, pela Segurança, pelo Futuro da Humanidade – Pela Assinatura por parte de Portugal do Tratado de Proibição de Armas Nucleares», actualmente em curso. A sessão, decorre nas instalações da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Rua Victor Cordon, 1, Lisboa) e tem início marcado para as 14h30.
Participam, para além de dirigentes e activistas do CPPC, membros de diversas organizações e movimentos sociais e representantes diplomáticos, o presidente da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos, Jean Paul Lainé, e o físico e membro da Presidência do CPPC, Frederico de Carvalho.
Nesta sessão, como na campanha que a enquadra, estarão presentes temas como a dimensão e potência dos actuais arsenais nucleares, as consequências da utilização de armas atómicas e de uma guerra nuclear, os principais riscos para a paz no mundo de hoje e a necessária acção dos defensores da paz visando a eliminação deste tipo de arma de destruição generalizada e dos riscos a ela associados. Será sublinhada a importância do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, aprovado em Julho por 122 países participantes na conferência da Organização das Nações Unidas reunida para o efeito, que se encontra aberto à subscrição e ratificação dos países membros da ONU.
Desta campanha consta uma petição, a decorrer fisicamente e também online – que pode ser assinada aqui http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=nao-armas-nucleares – na qual se apela às autoridades portuguesas para que subscrevam e ratifiquem o Tratado.
Antes, na parte da manhã, realiza-se no mesmo local a Assembleia da Paz do CPPC, que tem como objectivos a aprovação dos relatórios de actividades e contas do biénio 2016/17, a aprovação do plano de acção para os próximos anos e a eleição dos novos órgãos sociais do CPPC. Entre ambas as iniciativas tem lugar um almoço-convívio no refeitório da escola. As inscrições devem ser feitas desde já por telefone (213.863.375) ou correio electrónico (conselhopaz@cppc.pt).




1 comentário:

Justine disse...

Cada vez mais preciso falar no assunto da paz...
Boa chamada de atenção.