domingo, janeiro 22, 2006

Os objectivos não foram conseguidos...

Os objectivos claramente afirmados não foram alcançados. Mas o sentimento não é de derrota. É um sentimento de grande serenidade.

A nossa campanha – assim me quero referir à campanha de Jerónimo de Sousa – foi excelente, quase apetece dizer que foi inexcedível. Por virtude do candidato mas também como manifestação da actual expressão política do Partido Comunista Português, que vai muito para além de resultados eleitorais. Mais ainda para além de sondagens e, sobretudo, da sua despudorada utilização…
E, nas horas de comentários, não vi referida – também não posso (ou)vir tudo… – a circunstância de que essa candidatura, a nossa candidatura, foi recebida e (mal)tratada como sendo uma “candidatura de desistência” mesmo quando o Partido e o candidato afirmavam inequivocamente que era para ir até fim. Nem vi sublinhada – também não posso (ou)vir tudo… – a claríssima diferença de votação entre Jerónimo e Louça, que bem sublinhada teria sido se tivesse sido inversa a ordem da votação, mesmo que tivesse sido por diferença mínima.

Digo, aqui, o talvez dispensável: a luta que teve expressão neste episódio vai continuar.

Por 6 décimas de percentagem, acaba de ser eleito o novo Presidente da República, e os nossos objectivos eram evitar essa eleição e contribuir para uma ruptura com o rumo de que esse novo PR foi protagonista e fautor, tendo sido candidato ao serviço do mesmo rumo e projecto, que houve o cuidado de esconder, mas de que o povo, os trabalhadores, vão sofrer as consequências.

Ainda em duas palavras importa responsabilizar por este resultado o atraso e a divisão com que o PS avançou para esta eleição (não só na esquerda mas sobretudo no que é a sua área e direcção). E também salientar que as medidas que o seu governo tomou durante a campanha mais pareciam convites a que se votasse contra o que os eleitores pudessem identificar com essas medidas.
Pelo meu/nosso lado, vou/vamos dormir preocupado/s, muito preocupado/s, mas de consciência tranquila.

9 comentários:

Anónimo disse...

“Deito-me cansada! Talvez zangada!
Amanhã é um novo dia!
A Luta Continua!” 18 h – 22 Jan.

Não foi uma surpresa! Talvez no Norte, não tenha sido!
Sempre disse que a simpatia, não dava votos! Se assim fosse, teríamos tido 90% dos votos!
Tudo fizemos para inverter esta política neoliberal, que tão bem combina com o governo de Sócrates!
Estou desanimada! Pensava que poderíamos atingir os dois dígitos! Estou muito preocupada! Com este presidente e primeiro-ministro, Portugal vai ficar sinistro!
Porém, estamos de consciência tranquila!
Os militantes do PS, estarão??? Claro que não!
Quiseram ir a votos “orgulhosamente sós”!
Eis os resultados!
Jerónimo, foi um bom candidato!
Agora, só nos resta continuarmos a Luta!

“Deito-me cansada! Talvez zangada!
Amanhã é um novo dia!
A Luta Continua!”

GR

Anónimo disse...

A única responsabilidade da derrota da esquerda neste sufrágio, foi efectivamente de Mário Soares e do Partido Socialista na figura de José Sócrates.
Quero salientar o excelente poder de mobilização e o ar fresco que o Partido Comunista Português na figura de Jerónimo de Sousa trouxeram e têm trazido para a construção de um Política -Política.
Guardo com orgulho a grande mobilização conseguida pelo candidato Jerónimo de Sousa no Pavilhão Atlântico.
Num tempo, em que se afirmava que o Partido Comunista Português estava caduco e velho, Jerónimo de Sousa provou e continua a provar que o Partido Comunista Português e as suas gentes são gente séria, com uma elevada e progressista consciência política.
A Luta Continua!

Abraço,

Bin_Tex

Sérgio Ribeiro disse...

Olá, Bin_Tex!

Estava com saudades tuas...
Por onde andas? Olha que a luta continua. Contínua.
Obrigado por este comentário.
Abraços

Anónimo disse...

Nestas alturas há sempre quem diga que o povo é estúpido. Não gosto de dizer nem pensar isso. Mas lá que se engana, engana! E é manipulado.
Apesar do nosso esforço (que apenas foi parcialmente compensado)... Mas com o comportamento do PS corríamos grandes riscos.
Agora carreguemos baterias para fazer mais e melhor. O Povo ("nós", como diz a minha Avó) precisa de nós e não o vamos deixar ficar mal.

Anónimo disse...

Pois é! De facto alguns objectivos ficaram por cumprir. Mas ficou algo muito importante: a afirmação do secretário geral do Partido e do Partido. E é talvez o mais importante: fortalecer o partido para os combates inevitaveis que se avisinham.
Sem um partido forte e organizado, o povo, mesmo o que enganado votou no Prof. de Boliqueime, está à mercê das "forças do mal".
Para Sócratrs, tanto faz Cavaco ou Soares, apesar de haver algumas diferenças.
Agora as condições vão ficar mais complexas e vai ser exigido muito mais a cada um de nós.
Mas os comunistas sempre deram provas de determinação na defesa dos valores mais caros à sociedade.
Havemos de voltar!!
Paulo Tojeira

Anónimo disse...

Desculpa! Não saímos daqui!

Sérgio Ribeiro disse...

Pois...
Cá estamos!
A continuar a luta que continua. Contínua!

Anónimo disse...

Perder uma batalha não significa perder a guerra...
"Os objectivos AINDA não foram conseguidos"...
A única coisa que lamento é a falta de memória dos portugueses...
"A luta continua..."

Sérgio Ribeiro disse...

É pá!
Não tenho dúvidas sobre a luta e que ela continua.
Mas os objectivos afirmados por nós para esta campanha eleitoral NÃO FORAM conseguidos e não o serão: o Cavaco é o PR. Este era um dos objectivos, e o outro era conseguir, nestas eleições, uma ruptura com o rumo, e este ter-se-á fortalecidos com estes resultados. Não com as condições criadas... se tivermos unhas.
E é preciso dizer muito claramente que os NOSSOS objectivos não foram conseguidos e que não foi por culpa nossa! Foi por outros - o PS em geral, e o governo Sócrates em particular - não os terem adoptado e não se terem empenhado... a não ser na objectiva ajuda ao Cavaco para ele ser o que hoje é. Ao serviço do que está.
Mas, claro!, a luta continua. Contínua. E com a ajuda dos nossos resultados que foram muito bons.