quarta-feira, dezembro 06, 2006

A distribuição da riqueza mundial, segundo estudo da ONU

Riqueza mundial, mal distribuida
El estudio midió la riqueza en términos exclusivamente materiales.

Un estudio de la ONU publicado este martes indica que el 2% de los más ricos del mundo poseen más de la mitad de la riqueza mundial.
El estudio, realizado por la Universidad de las Naciones Unidas, se enfoca en la riqueza de los hogares, por lo cual se le considera pionero frente a otros informes, que se enfocaban en las riquezas nacionales o corporativas.
Los contrastes son evidentes. Mientras que el 2% de las personas más ricas tiene más de la mitad de la riqueza, la mitad más pobre de la población adulta del mundo es dueña de apenas un 1%.
Jim Davis, coautor del estudio, aclaró los criterios que se emplearon para su realización: "Utilizamos el término en el sentido de valor neto: el valor de los activos menos pasivos físicos y financieros. En este aspecto, la riqueza representa la propiedad de capital. A pesar de que el capital es sólo una parte de los recursos personales, se considera que tiene un impacto desproporcionado en el bienestar del hogar".
Como componentes de la riqueza, el estudio tuvo en cuenta los activos y pasivos financieros, tierra, edificios y otras propiedades tangibles.
En dónde está la riqueza
La mayor parte de la riqueza está concentrada en Norteamérica, Europa y los países de altos ingresos del área de Asia y el Pacífico - como Australia y Japón -, que en conjunto tienen el 90% de la riqueza global.
LA RIQUEZA DEL MUNDO
Norteamérica- 34%
Europa - 30%
Asia y Pacífico (ricos) - 24%
América Latina y el Caribe - 4%
Asia y Pacífico (otros países) - 3%
China - 3%
África - 1%
India - 1%
Europa del Este es un caso particular debido a que la propiedad privada está en aumento, pero no ha llegado a los niveles tan altos de Europa Occidental. Además, en Europa del Este son pocos los hogares que tienen activos como pensiones privadas y seguros de vida.
En el selecto grupo del 1% de los más ricos, el 37% está en Estados Unidos y el 27% en Japón.
América Latina, a pesar de su tamaño y población, apenas tiene el 4% de la riqueza personal del mundo, mientras que el grupo de países que siguen en la lista, el grupo de naciones ricas de Asía y el Pacífico, la cifra es del 24%.
El estudio incluye algunos que sus autores no esperaban cuando empezaron la labor, como por ejemplo en el tema de la deuda.
Los autores señalaron que "mientras las personas pobres en países pobres están endeudadas, sus deudas son relativamente pequeñas en total. Esta característica es debido a la ausencia de instituciones financieras que permitan a los hogares incurrir en hipotecas y préstamos personales como es en el caso de los países ricos".

18 comentários:

Anónimo disse...

"O que a bbc não diz é que o nível de vida tem melhorado para todos em geral. Mas isso não interessa aos de esquerda, a estes o que lhes desagrada imenso é que os ricos fiquem ainda mais ricos.

E quanto a ajuda aos países pobres, torna-se impossível devido à corrupção dos governantes. Por exemplo, o dinheiro que está nas contas no estrangeiro de Mugabe e José Eduardo dos Santos dava para alimentar as suas populações por muitos e muitos anos."

Anónimo disse...

""Essa conta não pode ser feita assim. Este tipo de estudo tem sempre grande visibilidade porque não há jornalista que resista ao "os ricos que paguem a crise", mas não pode ser feita assim. Esses 2% de riqueza não estão materializadas em dinheiro, estão materializadas em títulos de empresas que por sua vez empregam milhares de pessoas. Se desfizeres essas acções em dinheiro para dares aos pobres, ficas com milhares de pobres adicionais e com menor esperança de criar mais riqueza."

e digo eu: em relação a esses malandros dos Bill Gates, Bransons, etc, que existem lá nas terras dos bifes (bem passadinhos, os de cá!) deviam ser "nacionalizados", porque só criam e fazem crescer desmesuradamente empresas para dar lucro e contratar mais pessoas que estavam tão bem a curtir a vida...e ainda por cima não praticam a solidariedade social, os malandros."

Sérgio Ribeiro disse...

Ah, grandes anónimos! Assim é que eu gosto: frontalidade, "dar a cara" para defender o indefensável.
Aliás, depois de ter publicado isto aqui, comprei o Diário de Notícias, esse quotidiano esquerdista!..., e esta notícia tinha lá relevo e algum desenvolvimento.
Quanto a isso de "o nível de vida ter melhorado para todos em geral" é uma frase sem sentido nem rigor e talvez lhe venha a responder. Não ao autor anónimo mas numa reflexão... para todos em geral.

Anónimo disse...

ora essa, caro anónimo séc XXI.

Anónimo disse...

Dr. Sérgio Ribeiro,

Sorte a sua, logo hoje ter colocado um post e levar uma aula de Economia Política!
Quem havia de dizer que depois de tantos anos a ensinar, publicar livros sobre a matéria, elucidado grandes plateias não só nacional como internacionalmente, fazendo análises em jornais, televisões e rádio, prestigiado deputado europeu, reunindo com teóricos de renome como o Dr. SR o é também, viria através de um post, uma explicação rápida, fácil e de grande rigor!
Este Anonymous pertence à turma dos Economistazex do curso Simplex; tendo ele a barriga cheia, os outros que se lixex!

Ao Dr. Sérgio Ribeiro(Economista)

Um abraço e … paciência!

GR

Sérgio Ribeiro disse...

Pois é, caríssima GR,
descontando o que, no meu CV simplex que traçaste, se deve à amizade e outras identidades, acho que tens razão. Não me faltava mais nada. Se calhar, algum deste anonymous até foi meu aluno num dos variados lugares por onde andei espalhando "ciência"... mas tão desastradamente que até me podem ter saído "prendas" destas.
Mea culpa, nossa culpa... e muita paciência, como tu dizes.

Anónimo disse...

Peço desculpa por me intrometer com doutas pessoas ilustres ao referir um facto: o de que nunca houve na história humana tanta gente (em termos numericamente absolutos e relativos) a viver bem ou melhor.
É só um facto. Apenas isso.

Anónimo disse...

Se estes anonymous fossem capazes de, pelo menos, deixar um endereço credível, podíamos enviar-lhes umas imagens credíveis da "abastança", do "nível de vida", que se vai vendo por este mundo, já que parece que, das palavras, eles não entendem muito...

Sérgio Ribeiro disse...

Já que o excelentíssimo anónimo nos trata - aos que dele discordam - por doutos, pergunto-lhe, com toda a humildade, se conhece o conceito de pauperização?,
se, ao apontar esse facto, toma em consideração a circunstância de não haver há um século quem tivesse telefone, há uma década quem tivesse telemóvel?
Douto não serei, ilustre muito menos, mas ignorante tenho a consciência de que não sou. Mas há quem goste de fazer alarde da sua ignorância. É problema deles.
Paciência.

Anónimo disse...

Nem de propósito, num blog, encontrei este post mesmo a propósito deste tema.
No caso de não se dar ao trabalho de o ir visitar dado ser um blog conotado com a direita, deixo-lhe este link para um documento elaborado pelo banco mundial sobre o este asiático. Especialmente na pagina 56.
São factos ou imaginação do banco mundial? Poder-se-á sempre argumentar pelos dois lados, conforme o conhecimento, a ignorância ou desejos de cada um.

Por mim, que nem sou dos mais ignorantes e nem tenho formação em economia, fico-me pelo argumento que são factos mais ou menos adocicados. Mas da minha recolha inconsciente da realidade, apercebo de facto uma melhoria de vida a nível mundial.

Para terminar informo que não sou abastado, e tudo o que tenho é fruto do meu trabalho alicerçado nos conhecimentos e oportunidades que a sociedade me foi proporcionando.

Quanto ao anonimato é um pormenor. O que interessa é o que está escrito, bem ou mal, com muita ou pouca ignorância.

Mas se lhe dá mais descanso, o meu nome é Luís.

Cumprimentos

Sérgio Ribeiro disse...

Sr. Luís,
é notório o acinte com que faz os seus comentários. Tenho pena, porque a conversa até não está desinteressante.
Não tive qualquer inibição em espreitar o blog e o link que me sugeriu. E irei, logo que possível, debruçar-me com alguma atenção no estudo do Banco Mundial, que não tomo, como não tomo nada, como argumento de autoridade.
Agora, nesta corrida matinal entre blogs e comentários, lembro-lhe que o que transcrevi do noticiário BBC, foi sobre "distribuição da riqueza"...
Quanto aos dois dólares como limiar da pobreza e à sua utilização para comprovar a sua inconsciente percepção da realidade, só lhe peço que reflicta sobre o que eram 2 dólares em 1970 e o que são em 2006.
De qualquer modo, quero dizer-lhe que é com gosto que estou conversando consigo, apesar dos picos de crispação, porque lhe reconheço alguma boa fé... e tratá-lo por Luís é, para mim, muito diferente de estar a conversar com um anonymous... um homem é, também, o seu nome debaixo do que escreve, bem ou mal, com muita ou pouca ignorância.

Anónimo disse...

[u][b]Xrumer[/b][/u]

[b]Xrumer SEO Professionals

As Xrumer experts, we have been using [url=http://www.xrumer-seo.com]Xrumer[/url] quest of a large leisure now and grasp how to harness the enormous power of Xrumer and build it into a Cash machine.

We also purvey the cheapest prices on the market. Diverse competitors will expect 2x or temperate 3x and a a pile of the continuously 5x what we debt you. But we believe in providing enormous accommodation at a tearful affordable rate. The unbroken incidental of purchasing Xrumer blasts is because it is a cheaper alternative to buying Xrumer. So we train to keep that mental activity in mind and yield you with the cheapest grade possible.

Not just do we be suffering with the unexcelled prices but our turnaround heyday payment your Xrumer posting is super fast. We drive secure your posting done ahead of you know it.

We also outfit you with a full log of well-heeled posts on contrary forums. So that you can see seeking yourself the power of Xrumer and how we get harnessed it to gain your site.[/b]


[b]Search Engine Optimization

Using Xrumer you can expect to realize thousands upon thousands of backlinks over the extent of your site. Many of the forums that your Place you intent be posted on get acute PageRank. Having your join on these sites can categorically serve establish up some top quality back links and as a matter of fact riding-boot your Alexa Rating and Google PageRank rating via the roof.

This is making your put more and more popular. And with this better in regard as superbly as PageRank you can keep in view to lead your place in effect rank gamy in those Search Engine Results.
Traffic

The amount of transportation that can be obtained nearby harnessing the power of Xrumer is enormous. You are publishing your locality to tens of thousands of forums. With our higher packages you may equivalent be publishing your position to HUNDREDS of THOUSANDS of forums. Ponder 1 mail on a popular forum drive almost always cotton on to a leave 1000 or so views, with communicate 100 of those people visiting your site. Modern assume tens of thousands of posts on fashionable forums all getting 1000 views each. Your see trade ordain function sometimes non-standard due to the roof.

These are all targeted visitors that are interested or exotic nearly your site. Assume how assorted sales or leads you can achieve with this titanic number of targeted visitors. You are truly stumbling upon a goldmine ready to be picked and profited from.

Remember, Above is Money.
[/b]

TRAVERSE B RECOVER YOUR TWOPENNY ERUPTION TODAY:


http://www.xrumer-seo.com

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
No More Slow Downloads With NZB Downloads You Can Rapidly Find Movies, Games, MP3s, Applications & Download Them @ Fast Rates

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]Newsgroup Search[/B][/URL]

Anónimo disse...

Query not on target Our Impuissant Prices at www.Pharmashack.com, The High-level [b][url=http://www.pharmashack.com]Online Dispensary [/url][/b] To [url=http://www.pharmashack.com]Buy Viagra[/url] Online ! You Can also Espy Teetotal Deals When You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/cialis.html]Buy Cialis[/url] and When You You [url=http://www.pharmashack.com/en/item/levitra.html]Buy Levitra[/url] Online. We Also Compete with a mirth on a Prodigious Generic [url=http://www.pharmashack.com/en/item/phentermine.html]Phentermine[/url] As a fringe benefits to Your Nutriment ! We Suffer elsewhere up Trade trait docket [url=http://www.pharmashack.com/en/item/viagra.html]Viagra[/url] and Also [url=http://www.pharmashack.com/en/item/generic_viagra.html]Generic Viagra[/url] !

Anónimo disse...

Configuration the bestial with two backs casinos? broaden more than this sprouts [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] advisor and with reference to up online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also continue without on lid of our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and widen the gap actual folding readies !
another personal [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] position is www.ttittancasino.com , because german gamblers, examine manumitted online casino bonus.

Anónimo disse...

You could easily be making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat forums[/URL], Don’t feel silly if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses little-known or misunderstood methods to build an income online.

Anónimo disse...

http://site.ru - [url=http://site.ru]site[/url] site
site

yanmaneee disse...

curry shoes
off-white
golden goose mid star
balenciaga
balenciaga speed
balenciaga triple s
off-white
hermes online
coach outlet store
jordan retro