quarta-feira, dezembro 06, 2006

Uma entrevista com Luandino Vieira, no Actual do Expresso



Entrevista de Cândida Pinto. Que dá gosto ler e saborear.

"(...)

O tempo é importante para si?

Tão importante que acho que sou eterno e portanto sou um preguiçoso nato, ando devagar. Acho que a distância menor entre dois pontos é uma longa curva. Vivo no tempo dessa maneira. Nunca tenho pressa.

(...)"

Nasceu na Lagoa do Furadouro, temos orgulho que seja nosso conterrâneo (isto é, da terra que somos), mas não há dúvida que o que diz e como diz é de africano.

Uma entrevista a não perder. Em que muito se diz em curtas falas. Sem pressas.


4 comentários:

zapedmamma disse...

Estou a meio da "releitura" de "Laurentinho, dona Antónia de Sousa Neto e eu". Confesso que me estou a demorar [acho que a sua africanidade me obriga a essa demora]. vou procurar o artigo do "espesso"!

Anónimo disse...

O segredo dos africanos reside no tempo!
Falam devagar, andam devagar, a razão porque o sorriso africano é mais bonito, mais longo, apreciam a vida de uma outra forma, porque contemplam o que nós com a pressa não avistamos!
Vou ler a entrevista.

zapedmamma disse...

"Eu
Aprendiz de vida - seta doida em procura de meu alvo: seríssima paciência na alma, para o corpo só livre disciplina.
Sem ofensa: só espero alegria de morrer em Luanda"
tarrafal, 28-6-71/6-7-71
[Lourentinho]

Maria disse...

Bom, lá tenho eu que ir à procura do expresso... que ultimamente não "frequento".
Não gosto de comprar jornais ao quilo, e o expresso já não é o que foi...
... e a africanidade já está a tomar também conta de mim...
Bom fim de semana