domingo, outubro 28, 2007

Princípios... - 6

3.- O princípio e a conversa repetida
ou
Disseram os banqueiros e respondemos nós
(continuação)


Mas… temos mais para dizer
Mesmo esse “viver melhor” é em relação a quê, a quem?
Nestes 20 anos, passámos a ter outras e novas necessidades satisfeitas. Mas não nos aproximámos dos níveis “europeus” (sublinham-se as aspas)!
Melhor dizendo, alguns extractos reduzidos da população (como os banqueiros e afins) até os ultrapassam, mas os trabalhadores comuns, os micros, pequenos e médios empresários não! Todos os indicadores (e todos eles, ou quase, são médias) denunciam, há anos sucessivos, divergência dos níveis “europeus”.
O que significa que, se nós – portugueses “médios” – nos afastamos da média “europeia”e uns que entram para a “nossa” média se aproximaram ou até ultrapassaram essa média “europeia”, os outros (nós!), que também entramos para a “média” portuguesa, estamos muito mais, mas mesmo muito mais afastados.
O que quer dizer que o nosso “viver melhor” além de aparente e inseguro, é mais que relativo.
E estamos endividados. O que complica imenso o nosso futuro. Sobretudo porque estamos sem aparelho produtivo a que possamos juntar a produtividade que nos exigem com mais baixos salários, menor protecção social... e menos tempo na praia.

Em resumo
Quer dizer, estamos pior, endividados e mal pagos.
E os culpados, que estão melhor, a quem teríamos ficado a dever a nossa aparente melhoria vida e que são bem (muito bem) pagos para serem culpados, dizem que é por culpa nossa
Porque é evidente que a culpa é destas políticas e de quem as tem imposto. Sempre alternando. Sempre alternando maiorias e governos, pedidos de sacrifícios com promessas frustradas, governos e maiorias, sacrifícios reais com ilusões para logo desiludirem. É preciso avivar as memórias. Por princípio e não só.
E que tal pensarmos (e agirmos para) nas alternativas políticas… e num pontapé no traseiro de banqueiros e afins?

4 comentários:

Maria disse...

Vivemos cada vez pior, e não é só de há 20 anos a esta parte. Quem vive melhor são "eles"...
Falar de alternativas políticas, a gente até fala, as pessoas até entendem (algumas), mas depois na hora do papel dobrado.... a porca torce o rabo...
E é aqui que bate o ponto, a meu ver. Porque é que o descontentamento generalizado não se traduz na eleição de outras pessoas que garantam essas sim, uma alternativa política? E quando faço esta pergunta ao comum dos mortais, respondem-me "eu não votei nestes"... Então quem votou "nestes"?
Este PM é o pior de todos, depois do 25 de Abril. É a minha opinião. E o pior é que está instalada na mente das pessoas a "alternância" em vez da "alternativa"...

Tanto trabalho ainda por fazer, 33 anos depois de Abril....

A tua última frase devia ser lida e pensada por muita gente. À nossa volta.
Quanto ao pontapé, se não te importas eu dou nos afins.... gosto mais....

Abraço

Anónimo disse...

Tanto trabalho por fazer?...
Pois, como tu dizes.
Sempre!

O Puma disse...

POIS

É PRECISO QUE AS NOSSAS MARIAS

DIGAM MAIS

ÁS OUTRAS MARIAS

NÃO BASTA TER RAZÃO

FORÇA

Anónimo disse...

e aos zés, e aos manéis, e às marias albertinas, e aos joões carlos, e aos franciscos, às e aos de A a Z