quarta-feira, julho 22, 2009

Isto mexe...

Na sequência da informação anterior - para interessados na matéria... e conhecedores da língua inglesa - reproduz-se artigo no Finantial Times de ontem (ver "post" de 27 de Março último sobre concentração de reservas mundiais).

China to deploy foreign reserves
By Jamil Anderlini in Beijing
Published: July 21 2009 19:09 Last updated: July 21 2009 19:09
.
Beijing will use its foreign exchange reserves, the largest in the world, to support and accelerate overseas expansion and acquisitions by Chinese companies, Wen Jiabao, the country’s premier, said in comments published on Tuesday.
“We should hasten the implementation of our ‘going out’ strategy and combine the utilisation of foreign exchange reserves with the ‘going out’ of our enterprises,” he told Chinese diplomats late on Monday.
Mr Wen said Beijing also wanted Chinese companies to increase its share of global exports.
The “going out” strategy is a slogan for encouraging investment and acquisitions abroad, particularly by big state-owned industrial groups such as PetroChina, Chinalco, China Telecom and Bank of China.
Qu Hongbin, chief China economist at HSBC, said: “This is the first time we have heard an official articulation of this policy ... to directly support corporations to buy offshore assets.”
China’s outbound non-financial direct investment rose to $40.7bn last year from just $143m in 2002.
Mr Wen did not elaborate on how much of the $2,132bn of reserves would be channelled to Chinese enterprises but Mr Qu said this was part of a strategy to reduce its reliance on the US dollar as a reserve currency.
“This is reserve diversification in a broader sense. Instead of accumulating foreign exchange reserves and short-term financial assets, the government wants the nation to accumulate more long-term corporate real assets.”
State-owned groups, particularly in the oil and natural resources sectors, have stepped up their hunt for overseas companies and assets on sale because of the global crisis.
China Investment Corp, the $200bn sovereign wealth fund, has been buying stakes in overseas resources companies and has taken a 1.1 per cent stake in Diageo, the British distiller.
In an interview published in state-controlled media, the chairman of China Development Bank said Chinese outbound investment would accelerate but should focus on resource-rich developing economies.
“Everyone is saying we should go to the western markets to scoop up [underpriced assets],” said Chen Yuan. “I think we should not go to America’s Wall Street, but should look more to places with natural and energy resources.”

(obrigado, Rui Namorado Rosa)

13 comentários:

Bruno disse...

Porque não tenho disponibilidade para dizer mais, digo só que, ontem ao ler essa nota no Resistir.info lembrei a tal moeda de nome Amero.

Sobre o Amero facilmente se encontra informação pelo google...

Parece que se prepara um golpe dos grandes... quem não são parvos são os Chineses.

Curioso do Mundo disse...

Uma traduçãozinha por favor,para quem só tem o curso de montador electricista, mas é curioso do mundo e do que cá acontece, e faz o pode na luta por um mundo melhor e mais justo!

Abraço

Justine disse...

Sintomático, o sr.Chen Yuan a menosprezar Wall Street!!

aferreira disse...

-Faço minhas as palavras do Curioso...

Sérgio Ribeiro disse...

Bruno - Pois. Mas não são sinais de que isto está muito "amero" para eles?...
Curioso do Mundo - Toda a razão. Mas foi o impulso face a um comentário no anterior post. E eu são pouco "inglófono". Vou pedir/encomendar essa tradução. Aliás, neste tipo decomunicação, há que... tirar o sentido. E ele é clato, como estános outros comentários

Sérgio Ribeiro disse...

Justine - Boa! Há aqui algo de jogo do gato e do rato. Com o "pormenor de que quem conduz o jogo não é o dono das... moedas.
a.ferreira - Curioso... Vamos a ver o que se consegue...

Bruno disse...

Isto parece que não está ameroso para ninguém.

Para os Curiosos; sem reler o texto, ofereço a minha leitura do artigo. Será uma (má) forma de traduzi-lo.. e talvez completamente errada. Simplista será certamente.

É +ou- isto:

China investe, e intensifica o investimento na chamada "economia real", isto é, gastar os imensos dollares que têm tomando propriedade para os seus. (propriedade esta que é aquela onde cria(mos) riqueza)...

Enquanto os EUA continuam a "investir" os seus dólares no "mercado financeiro"... enfim, em porcaria, digo eu.

Com isto, ficamos desconfiados que o dólar está prestes a valer coisa nenhuma, e que estão a livrar-se deles o quanto antes.


Espero ter sido útil... abraço.

Curioso do Mundo disse...

Obrigadinho ó Bruno.Quer dizer que Álvaro Cunhal estava certo ao afirmar numa conferência [O comunismo hoje e amanhã]realizada em Ponte da Barca em 1993 que :"Avançando nos caminhos desconhecidos da construção da sociedade nova não só é indispensável descobrir as soluções certas mas é também indispensável a prevenção e atenção à surpresa e ao inesperado e a preparação para se estar em condições de dar com criatividade respostas adequadas às novas situações". Como o Sérgio também recomendo o Acordai!

aferreira disse...

-Mas o problema mantém-se----o "dinheiro" é deles mas a batata quente continua nas mãos daqueles que estão abarrotar de bilhetes verdes ou títulos de divida...Ou seja (" China investe, e intensifica o investimento na chamada "economia real",")esses dólares tem que ser "reciclados" ou seja voltam ao sistema cada vez mais desvalorizados etc e tal é como a pescadinha de rabo na boca.
-Só tendo solução quando o Mundo rejeitar os tais bilhetes e devolve-los a procedência fazendo-os trocar por bens e serviços + prestados pelo devedor.
-Caso contrário a coisa continua na mesma; ou seja :(A nota verde é deles mas o problema é nosso.:(((
-É assim ou não companheiros e camaradas.

GR disse...

Na realidade a China é cada vez uma grande potência.
O presidente do banco de desenvolvimento chinês, sabe que o investimento aceleraria, o que se verifica. Na minha parvónia há dezenas de lojas chinesas, porém, esta semana inauguraram uma casa chinesa, na melhor zona da cidade, o investimento foi de Um Milhão e Quinhentos Mil €. Crise mundial? não é para todos!

Bjs,

GR

CEBE disse...

Vua Google Translate:

China para implantar reservas cambiais

Por Jamil Anderlini em Pequim

Publicado em: 21 jul. 2009 19:09 | Última actualização: 21 jul. 2009 19:09

Pequim usará seus reservas de divisas, a maior do mundo, para apoiar e acelerar expansão no exterior e de aquisições por empresas chinesas, Wen Jiabao, o primeiro ministro do país, disse em comentários publicados na terça-feira.

"Devemos acelerar a execução dos nossos" sair "estratégia e combinar a utilização de reservas de divisas com a" sair "das nossas empresas", disse na segunda-feira à tarde diplomatas chineses.

Sr. Wen disse Pequim também queriam as empresas chinesas a aumentar a sua quota das exportações mundiais.

O "sair" estratégia é um slogan para incentivar os investimentos e aquisições no estrangeiro, nomeadamente por grandes grupos industriais, de propriedade estatal, como a PetroChina, Chinalco, China Telecom e do Banco da China.

Qu Hongbin, economista-chefe da China no HSBC, disse: "Esta é a primeira vez que ouvimos um funcionário articulação desta política ... para apoiar directamente sociedades offshore para comprar activos ".

Saídos da China não-financeiras do investimento directo aumentaram para US $ 40.7bn último ano a partir de apenas US $ 143m em 2002.

Sr. Wen não elaborar sobre quanto dos US $ 2.132 mil milhões de reservas seria canalizado para as empresas chinesas, mas Qu deputado disse que esta era parte de uma estratégia para reduzir a sua dependência os E.U. dólar como moeda de reserva.

"Esta é a diversificação de reserva em um sentido mais amplo. Ao invés de acumular reservas de divisas e activos financeiros de curto prazo, o governo quer que o povo a se acumular mais longo prazo corporativos ativos reais. "

De propriedade estatal grupos, particularmente nos sectores do petróleo e dos recursos naturais, têm reforçado o seu caça para os activos das empresas e à venda, devido à crise global.

China Investment Corp, no valor de US $ 200bn soberanos fundo, foi comprando participações em empresas no exterior recursos e tomou um 1,1 por cento em jogo Diageo, a British destilador.

Em uma entrevista publicada no Estado-controlado mídia, o presidente da China Development Bank disse chinês saída seria acelerar investimentos, mas deverão centrar-se em desenvolvimento, ricos em recursos economias.

"Todo mundo está dizendo que devemos ir para a mercados ocidentais para colher até activos sub-valorizados", disse Chen Yuan. "Penso que não devemos ir para a América do Wall Street, mas deveriam olhar mais para locais com recursos naturais e energéticos."

CEBE disse...

Ora esta última frase para mim é lapidar: "vamos às compras, mas para onde há matérias primas".

Os chineses realmente não são nada parvos, tal como está de que lhes servirão os casinos em que se tornaram EUA e Europa?

Mas atenção, também não dão nada a ninguém, e se já vinham comprando a torto e a direito por essa África fora, será de esperar que agora o façam com redobrada intensidade.

Cá para mim, substituir um imperialismo por outro, vai dar no mesmo!

Abraços

Bruno disse...

Ora, achei uma noticia do Jornal de Negócios feita a partir da deste post.

Pode ler-se aqui:
http://dotecome.blogspot.com/2009/07/china-vai-usar-reservas-cambiais-para.html