quinta-feira, agosto 06, 2009

7 reflexões sobre CRISE e ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - 6ª

6. À maneira de parênteses, será que as multinacionais de há meio século são o mesmo que as transnacionais de hoje?, não haverá que, aprofundando o conhecimento destas dinâmicas, mudar também as designações e as terminologias?
6.1 Os “monopólios” tornaram-se multinacionais. Em resposta à objectiva evolução das forças produtivas, reflectida na organização da produção (e da distribuição) no espaço, as multinacionais apareceram num tempo, afirmando respeitar a organização política, económica, sindical dos Estado em que se instalavam. O que se designa por transnacionais são, apenas!, multinacionais maiores com implantação em mais Estados-nações?
ou
6.2 As multinacionais eram estruturas empresarias adaptadas à organização dos respectivos Estados (como sucursais, departamentos, filiais), no quadro do Capitalismo Monopolista de Estado, que se poderia dizer dos Estados porque cada um, apesar de em imperialismo, dispor de leis, mecanismos, dinâmicas próprias e com alguma autonomia (diria, com todo o peso da palavra, soberania), e há uma mudança qualitativa quando, por aproveitamento das condições da economia real – com base no desenvolvimento das forças de produção – a economia se financeirizou e as multinacionais empresariais se transformaram em transnacionais financeiras que passam por cima dos Estados, sendo estes que se adaptam às dinâmicas e aos mecanismos trans ou supranacionais, no limite pelo esvaziamento ou até apagamento dos Estados em supra-estados?
>>>>> é esta é a nossa posição!

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma explicação que eu estava a precisar. Ainda por cima, clara como água.

Campaniça