quinta-feira, agosto 27, 2009

O insuportável Mário Soares

Depois da "lição" na Visão (ver em o cravodeabril.blogspot), Mário Soares reincidiu sobre Marx. No Diário de Notícias de 25 último. Aliás, MS é um reincidente contumaz. E sem escrúpulos.
MS escreve no DN que o objectivo do seu artigo na Visão - "Marx saiu do purgatório?" - era o de chamar a atenção dos portugueses para que pensassem, no plano teórico, na importância de perceber, politicamente, a crise global do capitalismo financeiro e especulativo que estamos a viver. Face às "derivas do capitalismo financeiro do século XXI", observar-se-ia, segundo MS e - depois!, só depois! - o Nouvel Observateur, um reganho de actualidade ao grande teórico do "Capital" (*), cujas intuições geniais assumiram, com a actual crise, uma força inesperada.
Ora, Os economistas clássicos, formados pelo neoliberalismo, recusam-se a compreender isso. É um erro, diz ele. E a culpa, acrescenta, é de muitos dos socialistas neoliberais formados na "terceira via", uma verdadeira fraude intelectual. Isto diz ele, embora pareça mentira que diga tais coisas, depois de outras que já disse.
E, para terminar, avisa, grandiloquente, que É tempo, realmente, para que os portugueses pensem que a economia é uma ciência social, que depende da política, e que, sem uma sociedade mais justa - atenta às pessoas e não apenas às oscilações do mercado - não é possível ter uma economia sã, capaz de travar a crise actual do capitalismo financeiro.
Palavra de honra que está assinado por ele, que ainda considera ser um bom tema para um debate entre socialistas e não socialistas, nos partidos e fora deles, em tempo de eleições, e, para fechar, ameaça que talvez volte ao tema.
É preciso uma enorme lata e sem-vergonha, num exercício exemplar de demagogia política por parte de quem, quando oportuno, vai buscar o socialismo que ele próprio meteu na gaveta para escrever coisas destas... com o objectivo de impedir rupturas no caminho do socialismo.
________________________
(*) - De O Capital, MS confessa, com jactância, que nada conhece, nem por osmose... pois tem edições na sua vasta biblioteca, de muitos livros comprados e oferecidos mas não lidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

E o velho buldogue sabe ler?