segunda-feira, outubro 19, 2009

Duas ou três notas (políticas, evidentemente) sobre o método de Hondt - 2

Passemos então ao concreto.
Vejamos o caso do concelho de Beja, que temos atravessado na garganta. Até pelas declarações idiotas do "ganhador", que disse que, com a sua vitória, chegava finalmente o 25 de Abril a Beja, frase que deveria ficar emblemática destas eleições. Pela alarvidade, claro!
Partia-se de uma situação, desde 2005, de maioria da CDU com 7402 votos e 3 mandatos, o PS com 5971 votos e 3 mandatos, o PSD com 3056 votos e 1 mandato, BE com 478 votos e 0 mandatos e CDS-PP com 182 votos e 0 mandatos.
Em 11 de Outubro, os resultados deram
PS - 8577 votos
CDU - 7815 votos
PSD - 935 votos
BE - 549 votos
Use-se o método de Hondt:
Quer dizer, apesar da CDU ter aumentado 413 votos, em relação a 2005, a transferência de votos do PSD (que tivera 3109 votos no concelho, nas legislativas de 27 de Setembro) para o PS (que tivera 5979 votos nas legislativas) fez com que o método de Hondt viesse dar maioria absoluta ao PS com 4 mandatos contra 3 da CDU.
Bastaria que essa transferência tivesse sido menor em 1000 votos, mantendo-se "estranha", para que a aplicação do método atribuisse maioria absoluta à CDU, como se pode ver no quadro Beja virtual:
E a culpa não é do dr. Hondt, coitado.
A seguir - para amanhã - dois casos nas eleições para o Parlamento Europeu.

5 comentários:

Maria disse...

Mais claro não pode ser. Tão claro como a transferência de votos do psd para o ps, sabemos porquê...

Beijos

amigona avó e a neta princesa disse...

Caramba, passar de 3109 para 935 é obra!!!
Obrigada pela tua explicação...um abraço (mais um do Quintas)...

Sérgio Ribeiro disse...

Maria - Pois é. E o que fica, até mesmo dentro de nósé... aderrota, a perda. Isto é uma merda (para rimar!). Assim reagimos. Com o esforço para ser rigorosos nas análises para escorarem a luta. Beijos muito amigos.
Amigona avó e neta princesa - Transferir, transferir. E perder um vereador! Ou será que um dos quatro do PS também tem um D à frente? É a luta de classes, camaradas. Um abraço metalúrgico ao Quintas e... um beijo à princesa.

Justine disse...

Isto no concreto é claríssimo. Mas o "trabalho de casa" também ajudou:))

samuel disse...

Bem... como "compensação", pelo menos chegou (finalmente!) o 25 de Abril a Beja...
Indigência!!!

Abraço.