terça-feira, outubro 20, 2009

Duas ou três notas (políticas, evidentemente) sobre o método de Hondt - 3

Passemos, então, ao primeiro caso das eleições para o Parlamento Europeu. As deste ano de 2009.
Os resultados ainda estão frescos, pelo que entro já na aplicação do método de Hondt.
Como se pode ver, a CDU ganhou dois mandatos num total de 22, os eleitos 6º e 14º. Na altura, lamentámo-nos porque "foi por pouco", e houve quem tivesse estado, até ao último escrutínio (mais, até ao conhecimento dos resultados dos votos dos emigrantes...), à espera. Não de Godot ou do milagre, mas... sr. dr. Hondt. E, com os resultados finais, também elaborei um quadro virtual:
Na verdade, com mais 2881 votos, ou seja, com menos de 0,03% (menos de 3 por 10.000!) dos 9704559 inscritos, a CDU teria conseguido o 3º mandato, votos que poderiam ter vindo
  • de quem votou por engano dos mais de 40 mil que votaram MRPP
  • de votos nulos ou anulados por erro cometido dos votantes
  • dos votos dos emigrantes
  • de abstenção nossa, de alguns nossos que se distrairam... ou tiveram outras prioridades porque "o meu voto (e mais um ou dois da família) não faz falta", porque "esta votação não interessa lá muito"...
  • ... (a preencher, eventualmente, pelo visitante)

Mas em 1999 foi pior ainda. Com consequências (também pessoais) muito complicadas para toda a luta. Com esse exemplo terminarei esta viagem pelo método de Hondt.

3 comentários:

Maria disse...

São estas contas que todos deveriam ver, e rever em vésperas de eleições, para não fazerem asneira...

Beijos

duarte disse...

não é de estranhar a confusão , na seitoura e no martelo...tenho dois casos que tb ficaram confundidos, e outro que tb andou à procura e lamentávelmente se enganou.
O que mais estranhei nas legislativas, foi o facto de 4 partidos representados na assembleia da républica estarem juntinhos no fundo do boletim , e a cdu estar lá para cima no meio de outros partidos.
abraço do vale

Graciete Rietsch disse...

Adorei a viagem pelo método de Hondt. Obrigada camarada Sérgio.