sexta-feira, outubro 16, 2009

Parábolas "estatísticas" - 3 (se calhar não é...)

Esta série de (deixem-me chamar-lhes) parábolas saiu em fase de descontracção… muito séria.
Mexia em números como quem joga – e nada melhor para descontrair que jogar com números – sendo números muito sérios, e encontrei coisas que me alertaram, mais uma vez, para aspectos que acho indispensável ter em consideração. Com alguma prioridade. Coisas que é preciso saber. Hoje.
Talvez o que tenha despoletado esta minha parabolice foi ter verificado que haverá quem, tendo responsabilidades cívicas, como cidadã/ão que fez os estudos ditos obrigatórios e é participante activo/a na vida política, nalguns casos até responsável, não sabe ver quem foi eleito, usar o método de Hondt (que é o que está adoptado). Se calhar não é grave, mas incapaz de deixar de considerar essa incapacidade de outros como um uma espécie de analfabetismo para quem “anda na política”. Em que, ao fim e ao cabo, todos andamos.
(Se quiserem eu explico, até faço um desenho)
.
Por outro lado, encontrei erros onde não os queria encontrar, e alguns reincidentes.
Errar não é criticável. Reincidir no erro já o é. Aliás, lembro sempre Bento de Jesus Caraça, que no busto à porta da sua Escola (e “minha”...), do ISEG, nos diz que não temia o erro porque estava sempre pronto a corrigi-lo, e Marx e Engels, que dão verdadeiras lições de humildade, ao encontrarem erros seus, ao dizerem que erros eram, ao corrigi-los.
E, já que estou – parabolicamente – em onda de referências, termino com Lenine que nos aconselhava a “aprender, aprender, aprender sempre”.

8 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Camarada Sérgio sou mesmo analfabeta e embora tenha uma ideia do método de HONDT gostava de comprendê~lo bem. Um abraço

Anónimo disse...

E vão duas. Eu assino o que a Graciete disse porque estou na mesma situação.
E se quiseres fazer um desenho...

Campaniça (com insónias)

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete e Campaniça - Vou publicar um pequeno post com algumas indicações e exemplos.
Mas não já porque condensar a informação exige tempo...
Saudações fraternas

r. disse...

Já agora, e se quiserem depois verificar os ensinamentos do Mestre Sérgio, podem fazer algumas experiências práticas em http://www.ncc.up.pt/~rvr/hondt

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado, r
juntaria essa ou outra informação genérica a um exemplo que não deixarei de aqui colocar. De qualquer modo, e sem ironia da minha parte, agradeço... dispensando a ironia do "Mestre Sérgio".

r. disse...

Nõ sejas assim… Não leias ironia (e muito menos sarcasmo) onde está somente o sincero reconhecimento de um papel que tão exemplarmente desempenhas neste blog.

r.

Anónimo disse...

Mais um que gostava de perceber como se faz o hondt. Explica com 3 partidos com os seguintes votos A=100, B=80 e C=6o para 5 lugares.
Quantos lugares tem o A, quantos o B e quantos o C?.
Se perceber agradeço desde já.

Sérgio Ribeiro disse...

jurema - pronto. Se não houve ironia daí, retiro a ironia daqui.
anónimo - vá lá então:
A - 2 lugares - 1º(100) e 4º(50)
B - 2 lugares - 2º(80) e 5º(40)
C - 1 lugar - 3º(60)

Saudações